quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Placa-mãe é compatível com qualquer placa de vídeo? Entenda

Uma placa de vídeo externa pode melhorar o processamento gráfico de um computador e deixá-los mais rápido na execução de jogos e vídeos em alta resolução. No entanto, será que todas as placas de vídeo são compatíveis com a placa-mãe do seu computador? O TechTudo preparou um artigo para te ajudar evitar problemas técnicos ou até mesmo financeiros.
Placa-mãe da ECS suporta as APUs FM2 da AMD e tem bons recursos (Foto: Divulgação) (Foto: Placa-mãe da ECS suporta as APUs FM2 da AMD e tem bons recursos (Foto: Divulgação))Placas-mãe trazem slots de diversos tipos, que podem tornar um componente incompatível (Foto: Divulgação/ECS)
As placas-mãe normalmente possuem uma placa de vídeo onboard, que faz a conexão entre o componente e o monitor. No entanto, esse componente embutido tem pouca memória para processamento de gráficos. Para melhorar a potência gráfica do seu PC é que existe a possibilidade de comprar uma placa de vídeo extra, chamada de offboard.. Se você for instalar um componente externo, observe as seguintes questões:
- Qual é a placa-mãe do seu computador?
Todo computador possui uma placa-mãe, que é o dispositivo responsável por conectar e interligar todos os componentes da máquina. No mercado, há diversos tipos de hardwares com portas e slots diferentes para conectar outras peças.
Antes de comprar uma placa de vídeo offboard, é necessário saber qual o slot e velocidade a sua placa-mãe suporta. Estas informações estão presentes no manual de instruções. Se você não o tiver, mas souber o modelo da placa, basta acessar o site da fabricante e descobrir e baixar as instruções.
Se você também não souber o modelo do componente do seu computador ou a fabricante, é possível descobrir essa informação de outras formas. Uma delas é através de softwares, como o Everest e o AIDA 64, que analisa o seu PC e ainda oferece informações sobre atualização de drives.
- Como encontrar uma placa de vídeo compatível com a placa mãe?
Após descobrir o modelo da sua placa, observe o padrão de slots dela. Esses componentes são encaixes que servem para ligar os dispositivos no hardware central. Suas velocidades são correspondentes às dos seus respectivos barramentos. Geralmente, uma placa mãe tem vários slots para o encaixe de componentes de vídeo, som, modem, entre outros. As entradas para as placas gráficas possuem três tipos: o PCI Express, AGP ou PCI para as mais básicas.
slotsPlacas mãe possuem diversos tipos de slots, que devem ser os mesmos da placa de vídeo (Reprodução/NaplesTech)

O PCI-Express é um tipo de barramento criado pela Intel em 2004 e que se diferencia por substituir ao mesmo tempo PCI e AGP. Por ser o mais recente, tornou-se o padrão mais utilizado nas placas mãe modernas para vídeo, som e rede.

O AGP foi criado em 1996, exclusivamente para slots de placa de vídeo, possibilitando que esses componentes utilizem recursos da memória RAM. Seu encaixe é menor que o da PCI, mas existem diversas versões com tamanhos diferentes. Por fim, o PCI é um tipo de barramento criado em 1990, com compatibilidade plug and play, capaz de reconhecer automaticamente os dispositivos conectados a ele.
Antes de comprar a sua placa de vídeo, então, descubra qual o padrão de conector utilizado e descubra se ele é compatível com o slot da sua placa de vídeo. Caso contrário, você correrá o risco de desperdiçar dinheiro com um componente incompatível com o seu computador.

O que é placa de vídeo onboard e offboard e qual a diferença entre elas?

A placa de vídeo é um dos componentes mais importantes para a interação entre o usuário e o computador. Saber um pouco mais sobre o dispositivo pode ajudar, quando usuário quiser exigir uma pouco mais do PC para exibir imagens e vídeos. Descubra a diferença entre uma placas de vídeo onboard e offboard, e conheça um pouco mais sobre a função do hardware.

Sapphire HD7970 (Foto: Divulgação)Sapphire HD7970 (Foto: Divulgação)
Definição
A placa de vídeo é responsável por tudo o que vemos na tela do computador, desde as telas do sistema operacional até o desenho do ponteiro do mouse. Ela faz a ligação entre a placa mãe e o monitor. Existem basicamente dois tipos: as que vêm embutidas na placa mãe, comumente chamadas de onboard, e as que podem ser instaladas posteriormente no PC,  conhecidas como offboard.
Normalmente, as placas onboard são fáceis de identificar: as peças ficam soldadas na placa mãe e seu conector fica próximo às entradas USB, PS2 e de outros componentes que também são embutidas. Já os modelos offboard ocupam slots e aparecem na parte do gabinete reservada para o encaixe destes. Ciente dessa classificação, se faz necessário conhecer os detalhes de ambas para escolher qual a melhor opção para as suas necessidades.
Placas Onboard
Vantagens
A opção de embutir um componente na placa mãe é um questão comercial. Esta estratégia, acrescenta mais funcionalidades ao PC e reduz os custos de produção dos fabricantes. Mas não são apenas eles os beneficiados: o comprador recebe um equipamento com mais recursos e gastando bem menos do que pagaria por um com placa offboard.
Outra vantagem está no fato de serem mais comuns e, assim, reconhecidas automaticamente pela maior parte dos sistemas operacionais modernos. Além disso, por serem simples, consomem bem menos energia e, consequentemente, geram menos calor no gabinete.
Localização das saídas de placas onboard e offboard (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Localização das saídas de placas onboard e offboard (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Desvantagens
O ponto fraco das placas onboard fica por conta da necessidade da memória e do processador do computador para funcionar. No caso da memória, a parte utilizada é normalmente definida no setup (programa da Bios) do PC e é chamada de memória compartilhada. Por causa desta distribuição de recursos, o processador acaba executando tarefas que seriam da placa de vídeo e, consequentemente, há uma queda geral no desempenho do equipamento.
Como este modelo do hardware é soldado na placa mãe, caso queime ou seja insuficiente para as tarefas do usuário, não há como trocá-lo por um melhor. Nessa situação, a única solução possível é adicionar uma placa offboard e desativar a onboard na Bios, para não atrapalhar o funcionamento da nova aquisição.
Placas Offboard
Geforce GTX 660 é uma opção de placa de vídeo de médio desempenho (Foto: Reprodução) (Foto: Geforce GTX 660 é uma opção de placa de vídeo de médio desempenho (Foto: Reprodução))Geforce GTX 660 é uma opção de placa de vídeo de médio desempenho (Foto: Reprodução)
Vantagens
As placas de vídeo offboard permitem que os usuários montem sua própria configuração, definindo a quantidade de memória e ajustando acordo com a sua necessidade. Como elas utilizam um processador independente, o do computador fica livre para cuidar de outras tarefas e o desempenho geral do equipamento fica bem melhor. Esse tipo de placa também traz suporte a alguns recursos que não são encontrados em modelos onboard, como gráficos em 3D, por exemplo.
Desvantagens

É necessário fazer um certo investimento para colocar uma placa de vídeo offboard no PC, afinal, elas costumam ser caras. Além do custo, é preciso ter um conector especifico disponível na placa mãe para conectá-la.
Em relação ao software, é preciso instalar os drivers fornecidos pela fabricante da placa. Mesmo que o hardware seja reconhecido e instalado pelo sistema operacional, o ideal é baixar a última versão dos programas da placa, para aproveitar ao máximo seus recursos.
Qual a melhor escolha?
Com tudo esclarecido, fica mais fácil descobrir qual o tipo placa escolher. Quem deseja reduzir o custo do computador, não tem como principal foco jogos avançados ou assistir filmes em alta definição, o modelo onboard é a melhor opção. Para usuários que gostam de games online, precisam de recursos 3D avançados ou trabalham com edição de vídeo, uma offboard será a melhor escolha.
Quem optar por uma placa offboard, precisa decidir qual marca e modelo específico comprar. Embora existam várias fabricantes, atualmente, destacam-se aquelas da Nvidia e da ATI. Esta escolha, entretanto, bem como o modelo específico dependem do gosto e das necessidades de cada um.

Acer anuncia linha de híbridos de notebook e tablet no Brasil

A Acer anunciou hoje a chegada de três híbridos de notebook e tablet no mercado nacional: o Aspire R7, Aspire P3 e o Iconia W510. Os dispositivos têm como destaque a flexibilidade, já que podem ser posicionados de diferentes maneiras de acordo com a necessidade do usuários. Além dos híbridos, a Acer lançou também o primeiro Chromebook do Brasil, o C710.
Aspire R7, da Acer, em modo Ezel. (Foto: Divulgação)Aspire R7, da Acer, tem várias posicionamentos para uso, inclusive em modo Ezel (Foto: Divulgação/Acer)
O Acer Aspire R7 é um notebook bem interessante, que possui, além da tela sensível ao toque, um teclado reposicionável capaz de colocar o aparelho em quatro diferentes posições: "Notebook", o formato tradicional; "Ezel", no qual a tela se aproxima do usuário através de uma dobradiça; "Bloco de Notas", em que o teclado se encolhe atrás da tela, tomando a forma de um tablet; e modo de "Display", em que a tela se inverte. O Aspire R7 já está disponível para vendas com o preço salgado de R$ 6.049.
Aspire P3 com teclado exposto (Foto: Divulgação)Acer Aspire P3 com teclado exposto  (Foto: Divulgação/Acer)
Dentre as novidades está tambem o Aspire P3, um híbrido de notebook ultrafino e tablet. O aparelho pode ser comprado com duas opções de processadores – Core i3 ou i5. Além disso, o dispositivo é equipado com tela de 16 polegadas, Full HD, multi-toque e com tecnologia IPS, que permite a visualização em qualquer ângulo sem distorções. O Aspire P3 tem preço a partir de R$ 3.749 e começa a ser vendido dia 1° de novembro.
O Iconia W510 vem com ou sem teclado. (Foto: Divulgação)O Acer Iconia W510 pode ser utilizado com ou sem teclado físico. (Foto: Divulgação/Acer)

Já o Iconia W510 apresenta uma tela de 10,1 polegadas e é voltado para consumidores que precisam de praticidade com autonomia. Sua bateria tem duração de até nove horas, desconectada da docking station, e pode alcançar 17 horas caso esteja plugada. Pesando apenas 580 g, o Iconia W510 pode ser comprado com ou sem teclado externo, por preços, respectivamente, de R$ 2.799 e R$ 2.999, a partir do primeiro dia de novembro.

Sony traz seu top Xperia Z1 ao Brasil com preço alto e três opções de cor

O smartphone Xperia Z1 desembarcou oficialmente no Brasil nesta quarta-feira (30). Atual top de linha da Sony, o aparelho chega pelo preço de R$ 2.399 e estará disponível em três cores: preto, roxo e branco. O Z1 foi apresentado em evento em São Paulo, no qual a companhia exibiu as principais características do celular.

Xperia Z1 com o QX100, na lente profissional da Sony para smartphones (Foto: Divulgação)Xperia Z1 com o QX100, na lente profissional da Sony para smartphones (Foto: Divulgação/Sony)
O modelo conta com o sistema operacional Android 4.2 Jelly Bean, tela de 5 polegadas com 1920 x 1080 pixels de resolução e 441 ppi de densidade, além do suporte multitouch de até 10 dedos. Um dos destaques do Z1 é a câmera traseira de 20,7 megapixels, com flash LED e compatível com lentes externas. O smartphone também grava vídeos em Full HD, possui TV digital e compatibilidade com a rede 4G brasileira, padrão LTE, com faixa de frequência entre 2.500 MHz a 2.690 MHz. O celular também é à prova d'água e de poeira.
A Sony embutiu no Z1 um processador quad-core de 2,2 GHz, acompanhado por uma memória RAM de 2 GB. Internamente, o celular possui 16 GB de memória interna, que pode ser expandida em até 64 GB via cartão microSD. O smartphone possui também bateria de 3.000 mAh, além de conexões Wi-Fi e Bluetooth.

PlayStation 4: Sony tira as principais dúvidas dos fãs sobre o console

O PlayStation 4 chegará às lojas brasileiras em menos de um mês, especificamente no dia 29 de novembro. E, como acontece em todo lançamento de produto, são diversas as dúvidas na cabeça dos possíveis compradores. Para resolver a maioria delas, a Sony publicou um FAQ que contém as principais perguntas e respostas sobre o console da nova geração.
PS4 chega ao Brasil no dia 29 de novembro por R$ 3.999 (Foto: Divulgação)PS4 chega ao Brasil no dia 29 de novembro por R$ 3.999 (Foto: Divulgação)
Quando o PlayStation 4 será lançado e quanto ele vai custar?
O console chega ao Brasil no dia 29 de novembro por R$ 3.999. A mesma data também vale para outros países da América Latina.
O que acompanha o console na caixa? Quais são as conexões disponíveis?
Em seu lançamento inicial, o PlayStation vem com HD de 500 GB, um controle DualShock 4, um cabo micro-USB para recarregamento, um headset Mono para chat de voz, um cabo de energia e um cabo HDMI. A fonte de alimentação é interna.
O PS4 possui uma saída HDMI e uma Digital, para áudio. O console conta com conexões Ethernet, duas portas USB 3.0 e um conector dedicado à câmera. Além disso, há conectividade Wi-Fi para Internet e Bluetooth para o controle e outros periféricos.
O HD do PS4 pode ser substituído?
Sim. O console aceita discos rígidos SATA II como os de notebooks, com no mínimo 160 GB de capacidade. O videogame não aceita HDs externos e vem equipado com um modelo de 5400 RPM.
PS4 e PS3 são comparados em vídeo (Foto: Reprodução/PlayStation Access) (Foto: PS4 e PS3 são comparados em vídeo (Foto: Reprodução/PlayStation Access))Tamanhos do PS4 e PS3 são comparados (Foto: Reprodução/PlayStation Access)
Quais são as dimensões físicas do PlayStation 4?
O console tem 27,5cm de largura por 5,3 cm de altura e 30,5 cm de profundidade. Ele pesa 2,8 kg e pode ser colocado tanto na horizontal quanto na vertical.
Quais as resoluções de telas suportadas? Posso usar o console em uma TV de tubo?
O PlayStation 4 funciona com resoluções 480p, 720p, 1080p e 1080i por meio do cabo HDMI. Por enquanto, não existe suporte à 4K e a utilização em televisores mais antigos pode exigir adaptadores ou cabos especiais.
Qual o formato de mídia do PS4?
O console utiliza discos em Blu-ray para jogos e também roda filmes no formato. Além disso, o videogame também funciona com DVDs, mas não dá suporte a CDs de áudio. A reprodução de filmes exige o download de uma atualização inicial, que estará disponível no dia do lançamento.

Como funciona o sistema de contas de usuário?
Ao todo, será possível criar 16 contas no PlayStation 4, além de perfis temporários para convidados. Assim como acontece hoje, não existem restrições quanto à região de cada uma delas, permitindo que o jogador tenha usuários diferentes para acessar e comprar conteúdos em diferentes versões globais da PlayStation Network.
Os jogos comprados em uma das contas estarão disponíveis para todas as outras. O mesmo, porém, não vale para a assinatura da PlayStation Plus.
O limite máximo de amigos é de dois mil e não há a possibilidade de mudar a ID da PSN. A Sony, porém, lembra a todos sobre a possibilidade de usar nomes reais na rede e, esses sim, podem ser modificados da forma como o usuário preferir.
Quais funções não estarão presentes no lançamento do console?
Segundo lista oficial divulgada pela Sony, a possibilidade de auxiliar um amigo em games por meio da Internet e o modo de suspensão não estarão disponíveis desde o início. Além disso, o suporte a headsets sem fio, mesmo que oficiais, também não estará habilitado.
Assinatura da Plus é essencial para jogatina online (Foto: Divulgação)Assinatura da Plus é essencial para jogatina online (Foto: Divulgação)
A PlayStation Plus será necessária para jogar online?
Sim. Para acessar o modo multiplayer e outras funções conectadas do PlayStation 4 será preciso adquirir uma assinatura. Os preços para o Brasil são os seguintes: R$ 99,99 por ano, R$ 34,99 por três meses ou R$ 19,99 por mês. Jogadores que já possuem assinatura a terão transferida automaticamente para o PS4.
Apenas jogos gratuitos não exigirão a PlayStation Plus para serem jogados online. Games como DC Universe Online ou Blacklight Retribution, por exemplo, se encaixam nesse quesito.
Qual a duração da bateria do DualShock 4?
O controle do PS4 tem autonomia de cerca de quinze horas por carga completa. O joystick pode ser carregado mesmo enquanto o console estiver em stand by, um processo que leva em média duas horas e pode ser feito durante a utilização de jogos.
Para que serve o botão “Share” do controle?
A função inédita permite a gravação de trechos de jogabilidade ou a produção de screenshots para compartilhamento. Além disso, as transmissões ao vivo por meio de serviços como uStream ou Twitch também funcionará a partir do botão. Integrações com Twitter e Facebook já foram anunciadas, mas, por enquanto, não há suporte ao YouTube.
O PlayStation 4 sempre gravará os últimos 15 minutos de jogo, de forma a garantir um compartilhamento mais rápido. O jogador pode editar trechos de vídeo e escolher exatamente aquilo que quer mostrar ao mundo. Da mesma forma, desenvolvedores de games podem restringir a gravação em determinados momentos dos games.
Função Share permite o compartilhamento rápido de vídeos e fotos (Foto: Divulgação)Função Share permite o compartilhamento rápido de vídeos e fotos (Foto: Divulgação)
Quais serão os jogos disponíveis no lançamento do PlayStation 4?
Flower Killzone: Shadow Fall Knack
Resogun Sound Shapes Angry Birds Star Wars
Assassin's Creed 4: Black Flag Call of Duty: Ghosts Fifa 14
Battlefield 4 Just Dance 2014 Injustice: Gods Among Us Ultimate Edition
LEGO Marvel Super Heroes Madden NFL 25 NBA 2K14
Contrast Pinball Arcade Super Motherload
Tiny Brains Warframe ---
Os títulos físicos, no Brasil, custarão R$ 179 cada. O preço de games digitais varia.
Para explorar a variedade de títulos do PS4, a Sony divulgou recentemente mais um comercial online. Como parte da campanha #4ThePlayers, que também conta com ações nas redes sociais, o vídeo mistura comentários da imprensa especializada sobre o console com a extensa lista de jogos que estarão disponíveis para ele. De acordo com a empresa, mais de 180 games estão sendo produzidos atualmente para o videogame.

iPhone 6 pode trazer tela de 5" Full HD adaptada ao uso com uma só mão

A Apple deve lançar um iPhone 6 com uma tela ainda maior. Os rumores mais recentes dão conta de uma possível tela de cinco polegadas com resolução Full HD. Além disso, um corte nas molduras laterais da tela seria o responsável por aumentar a largura da tela sem ampliar demais o volume do aparelho em si.
Conceito do designer Nikola Cirkovic para o iPhone 6 (Foto: Reprodução/Nikola Cirkovic)Conceito do designer Nikola Cirkovic para o iPhone 6 (Foto: Reprodução/Nikola Cirkovic)
Uma das preocupações da Apple com a nova geração é a capacidade de se utilizar o telefone com apenas uma das mãos. Para solucionar isso, a empresa usaria uma tecnologia semelhante à vista no iPad Mini, que reconhece o apoio dos dedos nas laterais do display sem que o iOS interprete isso com um toque válido.
Outra melhoria seria a resolução Full HD, que traz uma maior densidade de pixels à famosa tela Retina do iPhone. Antes soberana quando o assunto é fidelidade nas imagens, a empresa acabou ficando para trás com os últimos lançamentos rodando Android.

De forma geral, o design deve se manter semelhante às gerações atuais, com poucas mudanças, como se pôde ver desde o iPhone 4. Mudanças cosméticas são prováveis, como alterações no posicionamento dos botões, mas até mesmo os designers mais ousados pensam em conceitos que mantém as características atuais do smartphone.
Há quem diga, ainda, que a Apple possa revelar sua nova geração de iPhones antes do previsto, ainda no primeiro semestre do ano que vem. A Apple, como sempre, não se pronunciou sobre o assunto. Levando em conta o lançamento recente dos modelos 5S e 5C, este rumor parece furada.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Pulseira inteligente Airo rastreia e monitora saúde de seu dono

O dispositivo Airo, uma pulseira inteligente, tem chamado atenção por seu propósito saudável. O projeto busca apoio coletivo na Internet e segundo os criadores, o gadget, quando preso ao pulso, poderá analisar a saúde do dono a partir dos batimentos cardíacos. Com isso, os usuários poderão monitorar a qualidade de sono, exercícios, nutrição e até seu nível de estresse.
Proposta da pulseira Airo é monitorar a saúde do usuário por meio dos batimentos cardíacos (Foto: Divulação)Proposta da pulseira Airo é monitorar a saúde do usuário por meio dos batimentos cardíacos (Foto: Divulgação/Airo)
Concorrentes como o Nike Fuelband, por exemplo, funcionam somente como pedômetro, utilizando o acelerômetro embutido no aparelho para medir quantos passos o usuário deu durante o dia. O Airo, por outro lado, consegue ter recursos similares a equipamentos médicos para pessoas com problemas cardíacos, mas em um corpo leve e com design discreto.

Para medir o nível de estresse, a pulseira analisa a variação de seus batimentos cardíacos e faz uma estimativa segundo uma base de dados própria. As mesmas informações registradas também são usadas para avaliar a intensidade de exercícios físicos, gerando uma estimativa de tempo de recuperação para reiniciar uma série de treinamentos, por exemplo.
Na fase final de fabricação, a pulseira Airo será vendida por US$ 199 (cerca de R$ 430 em conversão direta). Mas os primeiros apoiadores podem adquirir uma por US$ 149 (por volta de R$ 325), incluindo residentes no Brasil, pois a empresa garante entrega para qualquer país por US$ 10. A previsão de entrega, no entanto, é só para daqui a 10 meses.

Entenda por que seus amigos estão usando fotos de girafas no Facebook

Seu Facebook anda cheio de girafas e você está curioso? Trata-se de um desafio, é muito simples e todos podem brincar. Nos últimos dias, você deve ter percebido que muitos dos seus amigos alteraram as suas fotos do perfil no Facebook e colocaram a de uma girafa. Isso está acontecendo devido a uma brincadeira que se espalhou na rede social e começa assim: o usuário tem que responder uma charada, se não acertar deve mudar a imagem do perfil por três dias. E, ao que parece, tem muitas pessoas que não conseguiram desvendar este mistério.

As girafas estão invadindo o Facebook devido ao enigma que se espalhou pela rede social (Foto: Reprodução/ The Great Giraffe Challenge)As girafas estão invadindo o Facebook; entenda o enigma (Foto: Reprodução/ The Great Giraffe Challenge)
 
O desafio criado pelo vlogger Andrew Strugnel é o seguinte: “Eu tive que trocar minha foto do perfil pela foto de uma girafa. Eu tentei responder um desafio e errei. Você quer tentar o desafio da girafa? É assim: Eu dou para você uma adivinhação. Se você acertar, manterá sua foto do perfil, mas se você errar terá que mudar sua foto por uma girafa por três dias", explica.
O texto, original em inglês, foi traduzido por uma brasileiros e se tornou uma febre também no país. No Youtube, o vídeo do desafio tem mais de 130 mil visualizações no seu canal pessoal.
Girafa no Facebook? Entenda o motivo dessa brincadeira que tomou conta da Internet (Foto: Pond5)Girafa no Facebook? Entenda o motivo dessa
brincadeira que tomou conta da Internet (Foto: Pond5)
"Quando for responder, responda só para mim (inbox) pra não mostrar aos outros a resposta. O desafio é o seguinte: são 3 h da manhã, a campainha toca e você acorda. Visitas inesperadas… São seus pais e eles estão lá para o café da manhã. Você tem geleia de morangos, mel, vinho, pão e queijos. Qual é a primeira coisa que você abre? Lembre-se: Escreva sua resposta por inbox. Se acertar, eu coloco seu nome aqui, mas se errar terá que usar a foto da girafa”, encerra Strugnel.
O criador do enigma não é tão popular na rede social, com pouco mais de 3,5 mil assinantes no Facebook; já a página da charada da girafa alcançou uma marca acima de 80 mil likes nos últimos dias.
São tantas pessoas errando a resposta do desafio e "virando uma girafa" no Facebook que muitos esperam ansiosos para conhecer a resposta certa. Mas os que acertaram não querem que a brincadeira acabe e não estão revelando a alternativa correta. E você? Arrisca um palpite?
Confira o vídeo original de divulgação do famoso "Desafio da Girafa", em inglês.

Como receber as notificações do Android em seu computador

Você utiliza o seu PC para trabalho ou estudos e não está com muito tempo para ficar verificando as notificações no seu smartphone? Então, o TechTudo ensina neste tutorial como visualizar as mensagens recebidas no seu Android diretamente na tela do computador. Confira o passo a passo:


Passo 1. Acesse o TechTudo Downloads e baixe para o seu Android o aplicativo Desktop Notifications;
Passo 2. Após executar o app, toque na opção “Open Notification Settings” – na tela principal. Em seguida, marque a caixa de seleção “Desktop Notifications”;
Acesse as configurações das notificações em seu Android (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Acesse as configurações do Desktop Notification e selecione a caixa mostrada na imagem (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)
Passo 3. Para confirmar, no dialógo que for exibido, toque no botão “OK”;
Confirme a configuração realizada anteriormente (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Tela para confirmar a configuração realizada anteriormente. Basta tocar em "OK" (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)
Passo 4. Neste passo, você deverá baixar a extenção do Desktop Notifications para o navegador Chrome do seu computador. Ao acessar a página do aplicativo na Chrome Web Store, clique no botão “GRATUITO”;
Baixe a extensão do Desktop Notifications para o Chrome do seu PC (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Baixe a extensão do Desktop Notifications para o Chrome do seu PC (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)
Passo 5. Em seguida, clique no botão “Add”;
Clique no botão "Add" para confirmar (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Clique no botão "Add" para confirmar a ação (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)
Passo 6. Volte novamente a tela principal do aplicativo no Android, e localize o código de verificação contido no tópico "3. Connect" da tela principal;
Código de verificação deverá ser digitado no Chrome (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Código de verificação que aparece no Android deverá ser digitado no Chrome (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)
Passo 7. Já no Chrome, acesse as configurações da extensão e digite o código de verificação exibido no passo anterior, no Android. Em seguida, clique em “Apply”;
Informe o código de verificação exibido no aplicativo Android (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Informe no Chrome o código de verificação exibido no aplicativo Android (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)
Passo 8. Pronto, configuração realizada! Para executar um teste básico, toque no botão “Create Test Notification”, do aplicativo Android;
Para realizar um teste básico, clique em "Create Test Notification" (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)Tela para realizar um teste básico. Basta tocar em "Create Test Notification" (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)
Passo 9. Após poucos segundos, você verá que uma mensagem aparecerá na tela do seu PC. Pronto. Basba aproveitar as vantagens do app.
Mensagem de teste exibida no PC (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) (Foto: Mensagem de teste exibida no PC (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt))Mensagem de teste que simula recado no Android é exibida na tela do PC (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Mozilla Lança Firefox 25 com perfil de convidado e novidades em áudio

A Mozilla lançou oficialmente o Firefox 25 em versões para Windows, Mac e Linux nesta terça-feira (29). O navegador conta agora com perfil de convidado e com a possibilidade de desenvolvedores trabalharem com áudio de maneira diferenciada. O novo navegador da Mozilla já está disponível para baixar de forma gratuita
Mozilla Lança Firefox 25 com perfil de convidado e novidades em áudio (Foto: Reprodução/The Next Web)Mozilla Lança Firefox 25 com perfil de convidado e novidades em áudio (Foto: Reprodução/The Next Web)
A nova versão do Firefox para desktops apresenta algumas novidades importantes: o browser possui agora uma função capaz de migrar automaticamente os favoritos e as configurações do navegador padrão instalado no computador do usuário. A Mozilla também incluiu uma forma de navegação de visitante e proteção contra ataques de hackers, além de permissão para que extensões incluam indicadores na barra de URL do navegador de Internet.
Alguns dos novos recursos oferecidos são voltados para desenvolvedores. A Mozilla trouxe para o Firefox suporte para linguagem CSS3 e a função API de áudio, que trará novas experiências com som robusto para usuários do navegador. Este é um recurso que também está disponível na nova versão do Firefox para Android, sistema móvel do Google.
A partir de agora todas as versões do Firefox suportam o Web Audio API. A novidade permitirá que desenvolvedores manipulem áudio no navegador de novas formas que não eram possíveis antes, como criar efeitos e separar blocos de áudio em páginas e em extensões para o navegador.
Convidados no Android
A versão para Android, além de contar com suporte para áudio web, ganhou um recurso de navegação de visitante. Com ele, você poderá compartilhar o uso do seu smartphone ou dispositivo móvel com seus amigos sem ter que se preocupar com suas informações de navegação. O convidado não terá acesso as suas abas abertas no histórico de navegação, favoritos e senhas salvas.
Mesmo apresentando mudanças importantes na nova versão de seu navegador, a Mozilla já prepara o lançamento do Firefox 26 para dezembro deste ano, com outras novidades.

Olympus anuncia Stylus 1, câmera com Wi-Fi e visor sensível ao toque

A Olympus anunciou uma novidade para sua linha Stylus nesta segunda-feira (29). Trata-se da Stylus 1, sucessora da XZ-2, que traz uma experiência mais próxima às câmeras DSLR. O dispositivo também chega com uma série de melhorias relacionadas à lente e desempenho, conectividade Wi-Fi e display touchscreen.
Stylus 1 ganha melhorias relacionadas à lente e desempenho. (Foto: Reprodução / Photo Rumors)Stylus 1 ganha melhorias relacionadas à lente e desempenho. (Foto: Reprodução / Photo Rumors)
A Stylus 1 conta com sensor de 12 MP, da mesma forma que sua antecessora. Entretanto, a nova aposta da empresa possui o sistema de auto-foco fast touch da série ILC Olympus. A câmera chega ainda com o visor de 3 polegadas sensíveis ao toque, anel de controle híbrido para algumas funções como foco e velocidade do obturador e captura de vídeo em HD.

Sua lente fixa foi melhorada e agora conta com abertura de f/2.8 constante (em 35mm) e faixa de zoom 10.7x. Além disso, a Stylus 1 tem conectividade Wi-Fi por meio de um aplicativo para smartphones.


A câmera da Olympus chegará às prateleiras custando US$ 700 (cerca de R$ 1.530). A data de lançamento da novidade está prevista para dezembro, mas ainda não há previsão sobre a chegada da Stylus 1 no Brasil.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

HP quer lançar impressora 3D mais rápida e barata que as atuais em 2014

A HP parece ser a mais nova entusiasta da tecnologia de impressão 3D. A executiva-chefe da empresa, Meg Whitman, anunciou que a companhia pretende lançar uma impressora tridimensional em 2014. O dispositivo teria um custo mais acessível e seria mais rápido do que os produtos disponíveis no mercado.
HP pretende lançar impressora 3D mais rápida e com preço inferior em 2014 (Foto: Arte/Divulgação)HP pretende lançar impressora 3D mais rápida e com preço inferior em 2014 (Foto: Arte/Divulgação)
O anúncio foi feito durante o Canalys Channels Forum, uma feira de inovação europeia. Segundo Whitman, a empresa está focada a entrar neste novo mercado. “Estamos entusiasmados com a impressão 3D. Queremos liderar este negócio. O nosso laboratório está trabalhando nisso”, disse.

A ideia da HP é reduzir o tempo de impressão de um objeto, já que atualmente o processo é bastante lento. Por exemplo, uma garrafa com a tecnologia atual demora em torno de dez horas.


Além de melhorias na performance, a HP também demonstrou interesse em reduzir o custo deste tipo de impressora. Afinal um modelo atual não sai por menos de R$ 7 mil. No entanto, o modelo 3D da empresa está previsto para ser lançado apenas no primeiro semestre de 2014, com foco em clientes empresariais.

Brasil Game Show 2013: confira o que rolou no quarto dia da feira

A Brasil Game Show 2013 aproxima-se do seu fim, trazendo em seu quarto dia novidades para o mercado brasileiro, como o jogo Heavy Metal Machines da Hoplon (produtora de Taikodom), e testes de títulos promissores, como Knack e Hotline Miami 2: Wrong Number. A BGS 2013 ainda estará aberta em 29 de outubro no Expo Center Norte em São Paulo. Acompanhe o tempo real da BGS.
Hotline Miami 2 traz mesma jogabilidade do primeiro game na BGS 2013 (Foto: Renato Bazan/ TechTudo )Hotline Miami 2 traz mesma jogabilidade do primeiro game na BGS 2013 (Foto: Renato Bazan/ TechTudo )
Testes
Um dos títulos que a Sony tem dado mais importância em suas conferências é Knack para PlayStation 4, o qual estava disponível para testes na BGS. Inicialmente ele parece um jogo de aventura comum, mas conforme o personagem acumula sucata seu tamanho vai aumentando e isso gera interessantes mecânicas e dilemas. O título também teve um modo cooperativo com o PS Vita demonstrado durante a conferência da empresa.
Representando o movimento Indie, o TechTudo testou a sequência Hotline Miami 2: Wrong Number, continuação de um dos jogos independentes mais aclamados e polêmicos de 2012. Pouca coisa mudou no título, que foi descrito pelo produtor Harold Miller como a ressaca depois de uma grande festa. Ele confirmou também que tanto o jogo original quanto a sequência receberão tradução para o português brasileiro.
Knack ganhou mais detalhes durante a BGS 2013 (Foto: Divulgação / Sony)Knack ganhou mais detalhes durante a BGS 2013 (Foto: Divulgação / Sony)
Novidades
A Hoplon, produtora do famoso jogo online de naves Taikodom, prepara-se para lançar um novo título em território brasileiro, chamado Heavy Metal Machines, uma inusitada mistura entre League of Legends e Rock’n'Roll Racing. Segundo o gerente de comunidade da empresa, César Manara, o jogo será gratuito com microtransações e na versão em inglês contará com Larry Huffman, o narrador do Rock’n'Roll Racing original.
A BGS também foi palco para a entrada da Nurigo Games, uma nova distribuidora de jogos que trará títulos gratuitos para o Brasil. O primeiro deles chega em 30 de outubro, um jogo de tiro em primeira pessoa chamado Bn1944, que tenta trazer grandes mapas como os da série Battlefield. O segundo, com lançamento marcado para 2014, chama-se Tales Runner, e é uma mistura de corrida e plataforma, mais voltado para o público infantil.
Correndo por fora com um novo tipo de serviço está a Rixty, empresa conhecida por vender dinheiro virtual do jogo Crossfire no Brasil, que está lançando o Rixty Beta Club. Com uma assinatura gratuita, a companhia pretende criar uma ponte entre os jogos que precisam de testes em fase beta e jogadores ansiosos que queiram experimentar títulos antes de todos, com direito a prêmios como itens especiais e dinheiro virtual.
WarRock dará acesso de Beta Tester para os membors da Rixty Beta Club na BGS 2013 (Foto: Renato Bazan/ TechTudo)WarRock dará acesso de Beta Tester para os membors da Rixty Beta Club na BGS 2013 (Foto: Renato Bazan/ TechTudo)
Entrevistas
Um dos títulos que a Activision mostrou em sua conferência foi Skylanders: Swap Force, e a equipe do TechTudo teve a oportunidade de entrevistar o produtor Eric Carter, do estúdio Vicarious Visions. Carter explicou os desafios de criar um título que atinge diversas faixas etárias, desde crianças que jogam com os pais até adultos que colecionam por conta própria. Ele também comentou bastante sobre as polêmicas envolvendo as versões para Nintendo 3DS dos jogos da série.
Eric Carter, produtor da Vicarious Visions, responsável pela versão de 3DS de Skylanders: Swap Force (Foto: Arte / TechTudo)Eric Carter, produtor da Vicarious Visions, responsável pela versão de 3DS de Skylanders: Swap Force (Foto: Arte / TechTudo)

Veteranos do Google e Apple criam robôs que ajudam crianças a programar

O Play-i é um novo projeto que pretende criar robôs para ensinar linguagens de programação para crianças. Criado por um grupo de ex-funcionários do Google e da Apple, a iniciativa busca financiamento coletivo no site Kickstarter. A ideia é que meninos e meninas usem as máquinas para aprenderem a programar brincando.
Yana (esq.) é uma contadora de histórias e Bo (dir.) é um explorador que prometem ensinar crianças a programar (Foto: Divulgação)Yana (esq.) é uma contadora de histórias e Bo (dir.) é um explorador que prometem ensinar crianças a programar (Foto: Divulgação)
Para cumprir a sua proposta, o Play-i pretende utilizar narrativas direcionadas para ensinar a escrever os códigos. Diferentemente do aprendizado tradicional, que requer conhecimento de estrutura linguística e matemática, a nova metodologia usa músicas e histórias infantis como meio de atrair a atenção das crianças.

Por meio de um aplicativo para iPhone, iPad e iPod Touch, crianças a partir de cinco anos poderão utilizar uma interface de blocos para criar comandos simples e, assim, interagir com os robôs. É possível, por exemplo, programar o movimento de um dos robôs arrastando alguns blocos. Após um certo período de aprendizado, é esperado que a criança já consiga entender o código puro.


“Se você pedir para que uma criança de quatro ou cinco anos escreva códigos, ela terá dificuldade para organizar uma longa sequência de comandos. Mas, se você reformular isso como uma letra de música ou uma história com uma narrativa, as crianças dessa idade podem criar e lembrar-se de sequências longas e complexas”, explica Vikas Gupta, ex-funcionário da Google e cofundador do Play-i.
Os robôs, assim como qualquer brinquedo eletrônico interativo, trabalham com o princípio de recompensa. Se a criança entender e executar o comando ensinado, o brinquedo emite um som de animal, por exemplo. Dessa forma, os engenheiros e programadores por trás do projeto esperam total envolvimento do usuário.
O Play-i pretende arrecadar US$ 250 mil em pouco mais de um mês de campanha na Internet. A trinta dias do fim da arrecadação, o projeto conseguiu 165 apoiadores e mais de US$ 33 mil arrecadados.

Os melhores programas para usar com a webcam em computadores Windows

Conversar via webcam é um dos meios mais práticos para resolver assuntos de trabalho, fazer reuniões, conversar com parentes distantes ou apenas se divertir. Alguns programas ajudam a tornar as conversas mais agradáveis com diferentes opções de filtros, molduras animadas entre outros recursos. Há também outros aplicativos que usam a câmera do seu desktop ou notebook para monitorar o local onde está o seu computador e até a sua casa.
Veja a lista que o TechTudo preparou com os melhores programas para a sua webcam compatíveis com o Windows e veja quais deles são gratuitos ou grátis para testar.
1) ManyCam
Com o ManyCam a webcam pode ser usada com vários programas ao mesmo tempo. O aplicativo insere efeitos e molduras às imagens (Foto: Reprodução/YouTube)Com o ManyCam é possível usar a webcam com vários programas simultâneos (Foto: Reprodução/YouTube)

O ManyCam permite o uso da webcam em vários aplicativos ao mesmo tempo. O programa replica o sinal da câmera em diferentes softwares como Skype, Yahoo, Paltalk e CamFrog, YouTube, Justin.TV, Ustream entre outros. A interface possui botão iniciar que abre um menu com opções de configuração de vídeo e áudio para a imagem que será reproduzida neles.
Por meio destas configurações o usuário pode inserir músicas e efeitos como o "cartoon eyes", que simula traços de desenho animado; ou então usar filtros, transições, fontes e molduras. Todas as alterações podem ser vistas em miniaturas antes de serem salvas.
As configurações permitem ajuste do balanço de cor. A versão mais recente, lançada em outubro de 2013, corrigiu falhas e trouxe efeitos de Halloween para aplicação nas imagens.
2) Camfrog Video Chat
Até 1 mil pessoas podem estar conectadas ao mesmo tempo nas conversas por vídeo do CamFrog (Foto: Reprodução/CamFrog)Até mil pessoas podem estar conectadas ao mesmo tempo com o CamFrog (Foto: Reprodução/CamFrog)

O CamFrog é uma ferramenta de chat de vídeo que permite o envio de áudio, mensagem de texto e troca de arquivos durante uma convers. Após o download, é preciso se cadastrar no serviço e entrar com nome de usuário e senha, como se fosse uma rede social. O sistema permite ficar invisível enquanto está logado à rede e mostra a lista de contatos, salas de bate-papo – você pode criar novas e protegê-las com senha – e opções de envio de SMS.
É possível também procurar outros usuários e salas de chat de vídeo. Cada sessão de chat de vídeo pode ser acessada por até mil pessoas simultaneamente, numa grande conferência. Entre as configurações está o ajuste do tamanho da lista de contatos e filtro de nicknames.
3) CyberLink YouCam
Com o CyberLink YouCam você captura imagens, insere molduras e outras animações em suas imagens (Foto: Reprodução/Karla Soares)O CyberLink YouCam captura imagens, insere molduras e outras animações (Foto: Reprodução/Karla Soares)

Em comum com o ManyCam e CamFrog, o CyberLink YouCam possui filtros e efeitos para enriquecer as imagens geradas pela webcam. A ferramenta vai além ao incluir a gravação de imagens em HD e o dispositivo TrueTheater que aumenta a qualidade do que é exibido.
A função Video Surveillance (vídeo vigilância, em português) permite acionar a gravação por detecção de movimento na frente da câmera. Já a função Face Login, que usa a tecnologia de detecção facial para acessar o PC, só funciona com o Internet Explorer. O programa é gratuito para teste por 15 dias e pode ser usado para monitorar o local onde fica o seu PC.
4) WebCam Monitor
O WebCam Monitor transforma a câmera do desktop ou notebook em uma central de vigilância que pode ser acessada remotamente (Foto: Reprodução/WebCam Monitor)O WebCam Monitor transforma a câmera do desktop ou notebook em uma central de vigilância que pode ser acessada remotamente (Foto: Reprodução/WebCam Monitor)

O WebCam Monitor possibilita o uso da webcam como um sistema de vídeo monitoramento que pode ser acessado de casa ou do trabalho. O programa gerencia múltiplas webcams ao mesmo tempo e possui suporte para detecção de sons e presença, além de zoom digital. Pode funcionar como uma central de câmeras de segurança quando há várias conectadas.
Quando um intruso é detectado, o aplicativo pode emitir alarmes, enviar e-mails alertando sobre a "invasão" e fazer upload das imagens para um servidor de FTP previamente configurado. O programa é gratuito para teste com limite de gravação de duas horas e adição de marca d’água nas imagens. Após o período de teste, o WebCam Monitor cobra o acesso.
5) GorMedia Webcam Software Suite
GIFs animados, molduras para fotos e efeitos engraçados são os diferenciais do GorMedia Webcam Software Suite (Foto: Reprodução/GorMedia Webcam Software)GIFs animados, molduras para fotos e efeitos engraçados são os diferenciais do GorMedia Webcam Software Suite (Foto: Reprodução/GorMedia Webcam Software)

Com o GorMedia Webcam Software Suite é possível acessar a webcam em múltiplos aplicativos como Skype, ICQ, CamFrog, AIM e Windows Live Messenger ao mesmo tempo.

Ele também adiciona webcam virtual aos contatos que não possuem o dispositivo enquanto você conversa com eles. O programa oferece ainda suporte HD para os efeitos, filtros, molduras animadas, além de gravar o áudio em MP3 e transforma as fotos em GIFs.

Google Glass ganha novo design adaptável a qualquer óculos de sol

O Google Glass, óculos inteligentes do Google, ganhou mais um visual alternativo, adaptável às lentes de sol. O design mais "usual" foi projetado pelo investidor do Vale do Silício e cofundador do MySpace, Sean Percival. Apesar do Google já ter sinalizado algumas mudanças no desenho do Glass, para encaixar em diferentes tipos de óculos, usuários não cansam de experimentar.
Design criado por executivo e investidor do Vale do Silício adapta Google Glass a qualquer óculos de sol (Foto: Reprodução/Sean Percival)Design criado por executivo e investidor do Vale do Silício adapta Google Glass a óculos de sol (Foto: Reprodução/Sean Percival)
Dessa vez, uma das melhores adaptações foi elaborada usando um óculos de sol: no projeto, o Glass foi desmontado, separando a haste principal do restante da sua estrutura. Depois disso, o gadget inteligente foi preso com uma abraçadeira do lado direito da armação de sol. Para que o sistema de condução de som por vibração ficasse intacto, foi necessário partir uma das hastes dos óculos, mas o resultado final ficou visualmente agradável.
O Google Glass funciona melhor em ambientes com bastante luz, já que sua câmera não tem flash, nem iluminação para a função de filmadora. Dessa forma, parece ser oportuno adaptar o dispositivo em óculos de sol, fazendo seu uso mais agradável aos olhos e ao mesmo tempo mais discreto.
Adaptação torna o gadget menos intrusivo e mais discreto para uso em público (Foto: Reprodução/Sean Percival)Adaptação torna o Google Glass mais discreto para uso em público (Foto: Reprodução/Sean Percival)
Outra vantagem da adaptação é sua capacidade de dobrar o Glass, algo impossível na estrutura original (Foto: Reprodução/Sean Percival)No design, é possível dobrar o Glass como se fossem óculos de sol comuns (Foto: Reprodução/Sean Percival)

Outra vantagem da mudança de design é a facilidade para guardar o Glass. Sem a estrutura fixa e preso somente a uma haste, o dispositivo pode ser dobrado e colocado no bolso, algo impossível de ser feito em seu formato original.

Inauguração da Apple Store brasileira deve ser adiada para março de 2014

A primeira Apple Store do Brasil era esperada para julho, e, depois, para dezembro, mas a verdade é que ela só deve ser inaugurada em março de 2014. A informação veio de uma fonte do blog de tecnologia 9to5Mac, que revelou a nova data prevista para a abertura da filial localizada no Rio de Janeiro, em um shopping da zona oeste da cidade.
Entrada da Apple Store de Nova York (Foto: Allan Mello/TechTudo)Lançamento da Apple Store brasileira deve ser adiado para março de 2014 (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Segundo uma fonte do site 9to5Mac, a Apple adiou o lançamento como uma estratégia para alavancar as vendas aproveitando a demanda criada pelo Copa do Mundo no Brasil. A companhia já utilizou esta estratégia em 2008, quando meses antes da Olimpíada de Pequim, abriu uma loja na cidade.
Contudo, consumidores brasileiros podem sair prejudicados com o atraso. Lançamentos esperados para o fim do ano, como o iPhone 5C e iPhone 5S, podem ser adiados para coincidir com a abertura da loja no Rio. Entre os produtos recém lançados, espera-se também os novos MacBooks Pro e iPads.

Ainda segundo a fonte, a expansão de varejo da na América do Sul é prioridade dentro da Apple. Tanto que a empresa pretende trazer funcionários dos Estados Unidos para o Brasil para iniciar treinamentos e práticas de varejo de seus produtos a partir do primeiro semestre de 2014.
Segundo uma outra fonte, entretanto, a inauguração foi alterada devido a questões ligadas à contratação de funcionários para loja. A ligação da Apple com nosso país aumentou quando a Foxconn se estabeleceu no Brasil e passou a produzir dispositivos móveis da companhia. De lá pra cá, muito se tem falado a respeito de uma loja por aqui, e, ao que tudo indica, estamos perto do seu lançamento oficial.
A primeira Apple Store do país será localizada no Shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio. No mesmo período, a empresa deve inaugurar a primeira loja dedicada aos seus produtos em Tóquio, no Japão

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Aparelhos como iPhone e iPad, com iOS, estão mesmo livres de vírus?

Por ter um código mais restrito e não ser a plataforma com maior base de usuários, o iOS consegue se manter mais distante dos hackers do que o Android. Com isso, o sistema operacional do Google detém quase a totalidade dos malwares e vírus já detectados, em comparação com o da Apple.
iPhones e iPads não estão livres de vírus, especialmente usuários que realizaram jailbreak (Foto: Reprodução/Readwrite)iPhones e iPads não estão livres de vírus, especialmente usuários que realizaram jailbreak (Foto: Reprodução/Readwrite)
Para muitos usuários, portanto, a Apple é sinônimo não só de qualidade, mas, sobretudo, de segurança. Sob qualquer circunstância, a empresa procura sempre posicionar seu sistema como impenetrável. Será que isso é mesmo possível?
Em 2012, um trojan disfarçado de aplicativo passou pelo crivo da Apple, ficou disponível para download na App Store e infectou usuários antes de ser detectado e apagado. Com o nome Find and Call, ele serviria para simplificar a agenda de contatos, mas, na verdade, enviava sua lista de pessoas para um servidor externo e, então, compartilhava spam com todos por meio de um link.
Outro caso conhecido ocorreu com o desenvolvedor Charlie Miller. Ele escreveu uma aplicação maliciosa que permitia a injeção de códigos mal intencionados no aparelho depois de instalado. O problema foi detectado pela Apple e Charlie foi expulso do programa de desenvolvedores. Apesar disso, o fato ganhou notoriedade por ter mostrado que o mecanismo de verificação da Apple pode falhar.
Trojan disfarcaçado de aplicativo conseguiu passar pela inspeção da Apple e ficou disponível para download na App Store (Foto: Reprodução/Kaspersky)Trojan disfarçado de aplicativo conseguiu passar pela inspeção da Apple e ficou disponível para download na App Store (Foto: Reprodução/Kaspersky)
Hoje, é possível que um vírus infecte iPhones e iPads, mas o software deve conseguir passar pela rigorosa inspeção da App Store. O problema, no entanto, é maior para donos de aparelhos com jailbreak, o desbloqueio que permite instalar aplicativos de fora da loja oficial da Apple, tornando esses usuários mais suscetíveis a infecções.

Há, inclusive, casos de hackeamento de iPhones e iPads com jailbreak por meio de redes WiFi abertas, pelo fato do sistema ficar mais vulnerável após o desbloqueio.
A própria Apple se exime de responsabilidade nesses casos. Apesar do procedimento de jailbreak ser legal nos EUA, o dono do aparelho perde a garantia de fábrica.
Problema à vista
O Eugene Kaspersky, fundador e CEO da desenvolvedora de software de segurança de mesmo nome, alertou os usuários do sistema sobre a temática, em entrevista no passado. Mesmo com as dificuldades em se criar vírus ou malwares que funcionem no iOS, o CEO destacou que deve haver uma constante atenção da Apple e de seu público.
“O cenário mais perigoso é com iPhones. Apesar de ser improvável, pelo fato do iOS ser um sistema operacional fechado, há uma vulnerabilidade, como todo o sistema. Se isso for descoberto, na pior das hipóteses, milhões de dispositivos serão infectados e não haverá antivírus, porque as empresas voltadas para o ramo não têm como desenvolver segurança de ponta [para o iOS]”, disse o executivo para o Wall Street Journal.
Outra grande diferença entre sistemas fechados, como o iOS, e abertos, com o Android, é a resposta da comunidade de desenvolvedores a problemas. Para Kaspersky, quando hackers conseguirem um meio de entrar no iOS, o problema levará muito mais tempo para ser resolvido pois o grupo de pessoas com acesso ao sistema da Apple se limita aos funcionários da empresa. A tendência, portanto, é que o estrago seja grande.

Coração, ‘joinha’; saiba usar no Facebook emoticons tradicionais

Seguindo a tendência de utilizar expressões e ideias com a união de letras, pontos e outros caracteres, o Facebook, desde suas versões mais antigas, permite que os usuários insiram pequenos ícones ilustrativos, os emoticons, em suas mensagens usando códigos e atalhos.

Os emoticons são sequências de caracteres que ilustram um estado psicológico ou emotivo de quem escreve. Seu nome vem da junção das palavras emotion (emoção) e icon (ícone).
aaa (Foto: Reprodução)Facebook dispõe de vários estilos de emoticons. (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Fáceis de digitar e traduzindo conceitos de forma rápida, as figuras, que ganharam muito espaço nos primeiros programas mensageiros - como o mIRC, ICQ e MSN Messenger - continuam sendo uma ótima forma de se expressar por SMS, Skype, WhatsApp, Line, etc.
Apesar das últimas atualizações do Facebook oferecerem recursos para enviar emoticons animados, maiores e mais complexos que os tradicionais, estas simples ilustrações ainda podem ser importadas para seus textos através da reunião de caracteres específicos.
A rede social ainda conta uma opção para escolher inserir estas figuras em seu mensageiro. No entanto, é mais rápido e prático utilizar os “códigos de atalho” para cada inserir cada um.
Quadro emoticons.fwCódigos de atalho do teclado facilitam comunicação no Facebook (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Para acessar, basta clicar no ícone ao lado da câmera, no chat do Facebook, e escolher o que mais representa o seu estado de espiríto. Feito isso, envie para o seu contato.

Empresas mostram na BGS soluções para montar um poderoso PC para games

Nem só de consoles de nova geração vive a Brasil Game Show, que começou no dia 25 e vai até o dia 29, no Expo Center Norte, em São Paulo. As empresas fabricantes de PC e hardware trouxeram para a feira soluções para atender aos "gamers" mais exigentes. Processador de última geração, memórias com frequências mais rápidas, monitores 3D, mouses mais precisos, são apenas alguns dos produtos encontrados para quem quer montar uma máquina potente.
A parceira entre Intel e Kingston apresentou no evento os computadores mais avançados do mercado. Enquanto a Intel entrou com a o seu processador Core i7 Extreme Edition, o mais rápido da categoria, a Kingston trouxe exemplos de memórias RAM e SSD da linha Hyper-X, criada para o público que joga em PC de alto nível.
SSD da linha Hyper-X da Kingston (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)SSD da linha Hyper-X da Kingston (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)
A memória dessa linha apresenta uma frequência acima dos pentes normais do mercado, o armazenamento SSD consegue transmitir dados mais rápido. Esse conjunto, aumenta o desempenho e a velocidade da máquina, mesmo sem mudar o processador - "Um HD normal lê e grava em 50 MB/s, enquanto um SSD consegue ler a uma velocidade de 500 MB/s e gravar em 510 MB/s. Isso é 10 vezes mais rápido, e pode ser percebido ao ligar o PC ou até editar uma música", disse o diretor executivo da Kingston Brasil , Gerardo Rocha.
Diretor executivo da Kingston Brasil, Gerardo Rocha (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)Diretor executivo da Kingston Brasil, Gerardo Rocha (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)
A linha de memória Hyper-X está sendo vendida com desconto durante a BGS, R$ 139,99 para o modelo com 4GB e R$ 669,90 para o modelo Predator de 16 GB. Já a linha de SSDs, o modelo mais em conta, o de 120 GB, sai por 399,90 e o modelo com maior capacidade, por R$ 1.679,90, durante a feira.
Acessórios e periféricos
A Razer, empresa especializada no ramo de games, trouxe para o seu estande vários modelos de mouses, teclados, fones de ouvido, headsets e joystick, para os visitantes testarem a vontade. A empresa não está vendendo seus produtos no local.
Teclado e mouse da Razer disponíveis para teste na BGS (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)Teclado e mouse da Razer disponíveis para teste na BGS (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)
Monitor para games
Para completar um computador "top de linha", ainda né necessário ter um monitor com uma boa taxa de contraste. A Philips trouxe para a feira dois modelos focados no público gamer, o Philips Gamer, monitor de 24 polegadas Full HD, e o Gioco 3D, que como o nome sugere, oferece tecnologia 3D em uma tela de 27 polegadas, também Full HD, com três saídas HDMI. A Philips também não está vendendo seus monitores no local.
A Brasil Game Show, a maior feira de games da América Latina, acontece em dois pavilhões do Expo Center Norte até terça-feira (29).

Lista com os gabinetes mais estilosos para o seu desktop

Já pensou em deixar o seu PC com um estilo mais moderno e diferente dos seus amigos? Há diversas opções no mercado que unem um design moderno e funcionalidades diferentes. Para te ajudar a escolher uma boa opção, o TechTudo preparou uma lista com os gabinetes mais estilosos para seu computador.
- Gabinete gamer Raidmax Super AEOLUS 818WB (A partir de R$ 238)
Gabinete RaidMax tem design arrojado, luzes LEDs azuis e está disponível na cor preta (Foto: Reprodução/Zoom)Gabinete RaidMax tem design arrojado, luzes LEDs azuis e está disponível na cor preta (Foto: Reprodução/Zoom)
O gabinete 818WB da Raidmax modelo é do tipo ATX Mid Tower. Disponível na cor preta, ele tem design arrojado, com luzes na parte frontal e lateral, e deve agradar os gamers. Aceita Placa mãe do tipo Micro ATX / ATX e possui três baias externas de 5.25″, três baias interna de HD de 3.5″ ou SSD de 2,5″, slots de expansão ATX 7, entrada frontal de áudio e USB 2.0 e 3.0. Está disponível por a partir de R$ R$238 no buscador Zoom.
- Gabinete Thermaltake VN400A1W2NB Commander MS1 Epic (A partir de R$ 220)
Thermaltake tem corpo metálico, traços fortes e cores que devem agradar torcedores (Foto: Reprodução/Zoom)Thermaltake tem corpo metálico, traços fortes e cores que devem agradar torcedores (Foto: Reprodução/Zoom)
EEste produto tem corpo metálico e traços fortes e bem definidos, que devem agradar bastante o público gamer. Possui filtro de poeira para a fonte, impedindo que sujeira danifique o componente. Além disso, tem suporte para placas mãe ATX e micro ATX, três baias internas e uma externa de 3,5'', três baias de 5,25'' e cinco internas de 3,5''. Disponível nas cores preto e vermelho, o gabinete pode ser encontrado cerca de R$ 220 no Zoom
- Gabinete Gamer Tiger com LED Azul (A partir de R$ 216)
Gamer Tiger tem design mais simples e discreto, com corpo branco e LED azul (Foto: Reprodução/Zoom)Gamer Tiger tem design mais simples e discreto, com corpo branco e LED azul (Foto: Reprodução/Zoom)
O gabinete da marca Pcyes é um modelo mais simples, mas com um estilo sofisticado com sua cor branca e LED azul. Ele vem com três baias externas de 5.25″, cinco internas de 3.5 e possibilidade de expansão de 7 slots. A torre possui ainda cooler frontal e traseiro, além de conectores para USB e áudio. O Gamer Tiger é fabricado com aço revestido e painel de plástico e pesa cinco quilos. Disponível a partir de R$ R$216 no buscador Zoom.
- Gabinete Cougar Challenger 6HM6 (A partir de R$ 273)
Challenger 6HM6 tem design inspirado em botões de lançamento de mísseis (Foto: Reprodução/Zoom) Challenger 6HM6 tem design inspirado em botões de lançamento de mísseis (Foto: Reprodução/Zoom)
O gabinete da marca Cougar, conhecido como Challenger, conta com design inspirado no botão de lançamento de mísseis de um caça, segundo a fabricante. Disponível nas cores preto e laranja, o modelo deve agradar principalmente os jogadores. Ele conta com sete baias internas de 3,5'' e três externas de 2,5'', entradas USB e de áudio, além de suportar placas mãe ATX e Micro ATX. Está disponível por R$ 273, segundo o Zoom
- Gabinete GT-S White Edition (A partir de R$ 552)
GT-S White Edition tem baias para HDDs de 3,5 ou 2,5'' e para USB 2.0 e 3.0 (Foto: Reprodução/Zoom)GT-S White Edition tem baias para HDDs de 3,5 ou 2,5'' e para USB 2.0 e 3.0 (Foto: Reprodução/Zoom)
O gabinete da marca Aerocool, tem um design diferenciado em azul e branco. Indicado para os gamers mais "discretos", esse gabinete tem suporte a placas mae do tipo ATX, ATX e EATX, baias para HDDs de 3,5'' ou  2,5'', entradas para áudio e USB 3.0 e 2.0. Para impedir que sujeira atrapalhe o funcionamento do seu computador, ele conta com um filtro de poeira remonível e lávável. Está disponível a partir de R$ 552, segundo o Zoom.
- Gabinete gamer Raidmax Agusta 605WBT (A partir de R$ 398)
 Agusta é um modelo da Raidmax com suporte a placas mãe ATX e micro ATX (Foto: Reprodução/Zoom) Agusta é um modelo da Raidmax com suporte a placas mãe ATX e micro ATX (Foto: Reprodução/Zoom)
Este outro modelo da Raidmax tem um estilo robô com suas cores preto e cinza e cai muito bem na sala dos gamers como também na de quem quer um computador estiloso. Suporta placas mãe micro ATX e ATX. Possui cinco baias externas de 5,25'' e seis internas de 3,5'', entradas USB 2.0 e 3.0, além de áudo e microfone. Pode ser encontrado por a partir de R$ 398 no buscador Zoom.
- Gabinete Sentey SS1-2421 (A partir de R$ 178)
Gabinete da Sentey tem design clássico, mas traz um dizplay azul com informações sobre o CPU (Reprodução/Zoom)Gabinete da Sentey tem design clássico, mas traz um dizplay azul com informações sobre o CPU (Reprodução/Zoom)
O gabinete da marca Sentey é um modelo mais simples, se comparado aos outros desta lista, mas possui um display azul que dá um toque diferente em relação às torres mais comuns. Com pintura piano Black, ele suporta placa-mãe micro ATX, possui uma baia para driver de CD/DVD, uma de HDD e outra de FDD . Na parte frontal, há portas USB 2.0 e entrada de áudio. Disponível a partir de R$178 no Zoom.
- Gabinete Thermaltake TT Chaser A31 Trovão Azul (A partir de R$263)
Gabinete da Thermaltake tem painel transparente e pesa 6,5 kg (Foto: Reprodução/Zoom)Gabinete da Thermaltake tem painel transparente e pesa 6,5 kg (Foto: Reprodução/Zoom)
O gabinete da marca Thermaltake vem na cor azul e tem um painel lateral transparente, que deixa o modelo bem bonito e atraente. Ao contrário da maioria dos produtos desta lista, ele tem um design mais clássico e reto. Possui sete slots de expansão, duas portas para conexão USB 3.0 e pesa 6,5 kg. Disponível a partir de R$ 263 no buscador Zoom.
- Gabinete Mid Tower NZXT Phantom 410 (A partir de R$ 325)
Phantom 410, da Mid Tower, tem suporte para placa mãe ATX e micro ou mini ATX (Foto: Reprodução/Zoom)Phantom 410, da Mid Tower, tem suporte para placa mãe ATX e micro ou mini ATX (Foto: Reprodução/Zoom)
O produto NZXT, conhecido como Phantom 410 branco, inova com seu design branco e com linhas bem definidas. Ele possui um sistema de refrigeração eficiente e silencioso, com suporte a refrigeração por água. Ele sustenta ainda placa mãe ATX e micro ou mini ATX, tem seis baias internas de 3,5'' e três de 5,25'', sete slots de expanção e entradas USB 2.0 e 3.0. Pode ser encontrado por a partir de R$ 325 no buscador Zoom.
- Gabinete Aerocool Mechatron White Edition (A partir de R$ 362)
 Mechatron White Edition tem traços robóticos e suporte para até sete slots de expanção (Foto: Reprodução/Zoom) Mechatron White Edition tem traços robóticos e suporte para até sete slots de expanção (Foto: Reprodução/Zoom)
O gabinete da marca Aerocool, possui um modelo convencional na cor branca, mas com furos que mostram o interior do gabinete e led’s azuis para deixar um efeito diferente. Com design com traços robóticos, o produto suporta três baias externas de 5,25″, três internas de 2,5″ HDD, quatro internas de 3.5″ HDD e sete slots de expansão. Disponível a partir de R$ 362 no buscador Zoom.