quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Sony preprara dois novos Xperia com preços mais acessíveis para a MWC 2013

A Sony deve anunciar na próxima MWC 2013 dois novos smartphones da linha Xperia, mas com características mais modestas que o recém-lançado Xperia Z. Os lançamentos incluiriam um sucessor para o "intermediário" Xperia P, chamado provisoriamente de C5303 HuaShan, e um aparelho mais básico e barato, com o apelido de C210X.
Xperia C5303, provável substituto para o Xperia S (Foto: Reprodução/PhoneArena)Xperia C5303, provável substituto para o Xperia S (Foto: Reprodução/PhoneArena)
No lançamento do top de linha Xperia Z, a Sony afirmou que tinha planos de atuar somente no nicho dos smartphones mais avançados e caros, para competir de igual para igual com Apple e Samsung. Entretanto, a chegada destes dois novos modelos contraria a afirmação.
De acordo com os rumores, o modelo C5303 terá uma tela em HD (720p) de 4,3 polegadas, um processador Snapdragon dual-core de 1,7 GHz e chegaria com o Android 4.1.2 Jelly Bean. O modelo C210X seria menor, com tela de 4 polegadas, e teria um processador Snapdragon dual-core de 1 GHz, também com Android 4.1.

Mesmo com a declaração de que abandonaria os aparelhos mais baratos, a Sony mostra que o segmento ainda é importante. A Samsung, hoje a maior fabriante de smartphones do mundo, investe pesado em aparelhos mais básicos, e até mesmo a Apple, de acordo com boatos, pode estar planejando lançar uma versão barata do iPhone.
A Sony não se pronunciou ainda sobre os dois modelos de smartphones, mas é possível que eles sejam mostrados durante a MWC 2013, que acontece no final de fevereiro em Barcelona, na Espanha.

BlackBerry 10 terá loja de músicas sem bloqueio de direitos digitais no Brasil

A BlackBerry anunciou seu novo sistema operacional na última quarta-feira (30), junto com sua nova loja de músicas, apps e filmes, a BlackBerry World. A chegada do serviço trouxe uma boa notícia para os brasileiros: no país, os catálogos de músicas ficarão livres do bloqueio de DRM (Digital Right Management), que é um gerenciamento feito por algumas empresas para proteger os direitos autorais e tentar coibir a pirataria.
Catálogo de músicas na BlackBerry World virá sem DRM no Brasil (Foto: Reprodução/BlackBerry World)Catálogo de músicas na BlackBerry World virá sem DRM no Brasil (Foto: Reprodução/BlackBerry World)
O vasto catálogo de músicas possibilitará aos usuários ouvir trechos das faixas antes de comprá-las, e acessar seu conteúdo usando várias opções de pagamento. Além disso, a loja promete oferecer filmes, que serão em grande maioria disponibilizados no mesmo dia do lançamento de seus DVDs, e também seriados de TV um dia após a sua transmissão.
Segundo Frank Boulben, principal executivo de marketing da BlackBerry, a empresa vem trabalhando para incluir conteúdo de todos os principais estúdios, gravadoras e emissoras de TV a fim de oferecer o que há de mais atual e de maior qualidade aos clientes do BlackBerry 10, facilitando o acesso ao conteúdo multimídia que os usuários procuram.

“A música e o conteúdo em vídeo são peças importantes de qualquer experiência rica em multimídia. As pessoas querem mais conveniência na hora de acessar suas músicas, filmes e seriados preferidos, além da possibilidade de acessar sua mídia em qualquer lugar”, explica.

Entre os 18 países que disponibilizarão a área de músicas sem DRM, o Brasil está incluso. A nova loja apresentará catálogos de grandes gravadoras como a Sony Music Entertainment, Universal Music Group, Warner Music, entre outras. Por outro lado, o país ficou fora da lista para a locação e download de vídeos do BlackBerry World. Inicialmente, só Estados Unidos, Reino Unido e Canadá darão aos clientes o acesso a filmes e seriados de emissoras como The Walt Disney Studios, Universal Pictures, Warner Bros e MGM.

Professora é investigada por nudez e falar sobre drogas no Twitter

A professora Carly McKinney, de 23 anos, está sendo investigada pelas autoridades de Denver, nos Estados Unidos, após publicar fotos em que aparece nua no Twitter. Além disso, a mulher também escreveu comentários relacionados à venda e ao uso de drogas em seu perfil na rede social.


Professora postava fotos em que aparecia seminua no Twitter (Foto: Reprodução/DailyDot)Professora postava fotos em que aparecia seminua
no Twitter (Foto: Reprodução/DailyDot)
A denúncia foi feita por um usuário do Twitter que relatou à emissora de televisão local, KUSA-TV. A conta da professora já tinha um nome curioso: “@crunk_bear”, algo como “@ursinha_doiddona”. Como a conta não era protegida, qualquer internauta poderia ter acesso às publicações e isso acabou complicando a vida de Carly.
Entre as mensagens que ela escreveu, estavam uma referência ao fato de ela possuir maconha em seu carro: “Vendo uma batida contra drogas no estacionamento. É engraçado, porque tenho maconha no meu carro que está parado no estacionamento dos professores”. Além disso, ela publicou fotos em que aparece em posições sensuais, muitas vezes com os seios à mostra.
Quando a repercussão negativa do caso aumentou, Carly foi procurada pela imprensa. Em entrevista ao canal NBC, ela explicou que a conta no Twitter era uma página de paródia, feita por ela e uma amiga. A professora destacou ainda que não sabia de todos os tuítes que eram publicados e negou levar drogas para o campus. Na próxima quinta-feira (31), ela vai ter uma reunião com os responsáveis pela Overland High School, para definir seu futuro.

BlackBerry 10 é a aposta da 'RIM' para o futuro; novos smarts no Brasil até março

O BlackBerry 10 e seus smartphones já não eram mais segredo pra ninguém, mas a "RIM" fez questão de apresentar seu novo ecossistema móvel como todas as gigantes da indústria. Nesta quarta-feira (30), em Nova York, a empresa lançou oficialmente a sua nova plataforma e, com ela, o novo nome da empresa, "BlackBerry", abandonando o antigo nome.
Thorsten Heins, o CEO da BlackBerry, apresentou o BlackBerry 10 ao mundo nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)Thorsten Heins, o CEO da BlackBerry, apresentou o BlackBerry 10 e seus novos smartphones ao mundo nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)
Junto ao sistema, esperado desde 2011, a empresa mostrou seus novos smartphones touchscreen, o BlackBerry Z10 e o BlackBerry Q10. Esta apresentação representa uma grande mudança de paradigma para a empresa, que justamente ficou conhecida por seus telefones com teclados QWERT físicos.
BlackBerry 10: repensado do zero
Segundo os engenheiros da RIM, o novo BlackBerry 10 é um sistema com usabilidade limpa, intuitiva e segura. Sua estrutura foi toda repensada para que seus usuários pudessem navegar pelas aplicações e funções do telefone usando apenas uma das mãos. Assim, dispensaram o uso de botões físicos e investiram em menus laterais, abertos com movimentos de arraste do dedo, das bordas para o centro da tela.
Por meio do BlackBerry Peek é possível ver o seu Hub de mensagens e notificações (Foto: Divulgação)Por meio do BlackBerry Peek é possível ver o seu Hub de mensagens e notificações (Foto: Divulgação)
Cada borda lateral da tela tem a sua função: por baixo, o usuário consegue minimizar o app e ver outros recursos abertos. Pela direita, é possíve alternar de app. Pela esquerda, o sistema aciona o BlackBerry Hub, uma espécie de agregadora de comunicações que use notificações, e-mails e mensagens em um só espaço. Por cima, um menu alterna o seu telefone entre dois perfis: um para trabalho e outro para diversão, com visual, apps e até loja de aplicativos completamente diferentes.
Teclado do BlackBerry 10 para smartphones touch: sistema de previsão merece destaque (Foto: Divulgação)Teclado do BlackBerry 10 para smartphones touch:
sistema de previsão merece destaque (Foto:
Divulgação)
Novas funções diferenciam o sistema dos demais
Além da usabilidade, a RIM trouxe novos recursos ao seu sistema. Um deles é o app da câmera: ao pressionar o botão para tirar uma foto, o BB10 fará uma série de imagens. Depois, basta escolher o melhor momento e consertar as expressões faciais das pessoas que não estavam preparadas para a foto. O recurso funciona ao melhor estilo "Photoshop", usando as outras imagens não aproveitadas para achar a melhor pose das pessoas.
Outro recurso interessante que merece destaque é o teclado. Agora virtualizado, ele é capaz de prever as palavras que você pretende usar nas frases e agilizar o processo de digitação. O sistema estudará o seu vocabulário e, com o tempo, passará a fazer as melhores sugestões. E para aceitá-las, basta arrastar o seu dedo para cima.
Aplicativos mais famosos estarão no BlackBerry 10
Para ajudar a convencer os novos usuários a adotarem um sistema completamente novo, a empresa fez grandes parcerias com desenvolvedoras de apps e trouxe vários apps famosos para o BB10. Dentre eles, haverá suporte do Facebook, Twitter, LinkedIn, Foursquare, Skype e WhatsApps. Nos jogos, a Rovio já colocou seu Angry Birds Star Wars para funcionar, assim como a EA Games e a Gameloft fizeram com seus títulos de sucesso. Dentre as outras parceiras que merecem destaque estão o Rdio, o TuneIn, o PressReader, a Box, a Evernote, a Amazon e a Disney.
Novos BlackBerry Z10 e Q10, com o novo sistema BB10 (Foto: Divulgação)Novos BlackBerry Z10 e Q10, com o novo sistema BB10 (Foto: Divulgação)
BlackBerry Z10, o top de linha da BlackBerry (Foto: Divulgação)BlackBerry Z10, o top de linha da BlackBerry (Foto:
Divulgação)
BlackBerry Z10: a resposta da RIM ao novo mercado de smartphones
O BlackBerry Z10 tem uma tela de 4,2 polegadas totalmente touch com 356 dpi de resolução, processador dual-core de 1.5 GHz, 2 GB de RAM e 16 GB de memória interna. Além disso, ele vem com uma câmera frontal de 2 megapixel para videochamadas e uma câmera traseira de 8 MP (com filmagem em FullHD) para fotos e vídeos. Na bateria, 1800 mAh devem segurar o aparelho por horas longe das tomadas; e segundo os rumores, é possível que ele também tenha suporte a redes 4G e Bluetooth 4.0.
BlackBerry Q10: o velho e conhecido BB com um novo coração
Novo BlackBerry X10 com teclado QWERTY e tela touchscreen (Foto: Reprodução/Nowhereelse) (Foto: Novo BlackBerry X10 com teclado QWERTY e tela touchscreen (Foto: Reprodução/Nowhereelse))Novo BlackBerry Q10 com teclado QWERTY e tela touchscreen (Foto: Reprodução/Nowhereelse)
Já o BlackBerry Q10 virá com o tradicional teclado físico QWERTY, conhecido de outros modelos. A diferença será a tela HD de 3,1 polegadas sensível ao toque e o novo sistema, BB10, além de configurações semelhantes ao seu irmão Z10: processador dual-core de 1,5 GHz, 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno, expansível para mais 32 GB com cartão microSD.
Novo BlackBerry chegará ao Brasil até março
Demonstração do BlackBerry Flow do BlackBerry Z10  (Foto: Divulgação)Demonstração do BlackBerry Flow no BlackBerry Z10 (Foto: Divulgação)
Durante a BlackBerry Jam Americas, em setembro, o CEO da RIM, Thorsten Heins, havia declarado que os primeiros smartphones estariam sendo vendidos em todos os países em que a empresa atua já no primeiro trimestre. O Brasil não faz parte da primeira leva, que receberá o aparelho já no dia 15 de fevereiro, mas a espera não deve passar do mês de março. Com base nos rumores e nos preços praticados no exterior e no Brasil, é possível que o Z10 seja vendido por cerca de R$ 2,2 mil.

Carro sem motorista: e se o computador travar?



Carros sem motorista: e se o computador travar?
O Projeto Sartre prevê veículos equipados com sistemas de navegação e unidades de transmissão e recepção de dados que se comunicam em um comboio com um veículo-líder.[Imagem: Sartre]
Carros autônomos
Motoristas poderão não precisar mais de uma carteira de habilitação em 2040.
Pelo menos é nisso que acredita o renomado IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, na sigla em inglês).
Os especialistas acreditam que os carros autônomos, capazes de dirigir por contra própria para qualquer destino, estão prestes a se tornar a norma no mercado.
Com a estimativa de que 90% dos acidentes de carro sejam causados por erro humano, tirar as pessoas fora da equação é algo que muitos fabricantes de automóvel acreditam ser um grande salto na segurança.
O problema é que a maioria dos motoristas qualificados não parece acreditar que o problema está neles.
"A maioria dos motoristas pensa que é melhor do que o motorista médio," explica o Dr. Graham Hole, da Universidade de Sussex, no Reino Unido, especialista em psicologia da direção.
"As pessoas têm tipicamente uma visão muito inflada de suas próprias habilidades quando o assunto é dirigir um carro," diz ele.
Tecnologias dos carros sem motorista
Um grande número de empresas está investindo em tecnologias de condução autônoma, os chamados carros sem motorista.
General Motors, Volkswagen, Volvo, BMW, Audi, Mercedes e muitas outras montadoras e fabricantes de autopeças - além, é claro, do Google - estão fazendo testes com veículos autônomos em um nível difícil de imaginar há poucos anos.
Carros sem motorista: e se o computador travar?
A Volvo levou um comboio de veículos sem motorista por 200 km de estradas normais na Espanha. [Imagem: Volvo]
Mas quem é o melhor motorista, o homem ou a máquina?
E se há um vencedor claro, estariam os motoristas - ou mesmo os peritos técnicos - convencidos dos resultados?
Ainda que os números expressem corretamente a realidade, ainda será necessário uma boa campanha de convencimento antes que o controle dos automóveis possa ser entregue aos computadores.
Os psicólogos acreditam que as pessoas têm mais medo de coisas que não estão sob seu controle direto, o que explicaria o medo de voar, o medo da energia nuclear e até mesmo dos conservantes de alimentos.
Com relação aos motoristas, têm sido levantadas questões sobre o quão confortável uma pessoa se sentirá no hoje "banco do motorista" quando ela não estiver controlando o carro.
Mesmo alguns psicólogos estão preocupados com a segurança que se pode obter de ter um computador no controle de um automóvel.
"A realidade da situação é que os ambientes de condução são muito complexos e envolvem todos os tipos de decisões a serem tomadas - de níveis estratégicos até o nível operacional da prevenção de colisões," diz o Dr. Hole.
"Os seres humanos têm suas falhas, mas são processadores de informação extremamente eficientes, muito melhores do que qualquer máquina na proteção contra riscos."
Com isso, o bem conhecido termo computer crash (travamento de computador) está sendo usado como analogia para car crash (batida de carro) para descrever o que pode acontecer com os carros sem motorista.
Carros sem motorista: e se o computador travar?
Uma etapa intermediária para a aceitação da tecnologia seria dar aos carros uma inteligência para que eles só assumam a direção para evitar acidentes. [Imagem: Fraunhofer IITB]
Travamento automobilístico
As empresas de engenharia e as montadoras, por seu lado, esperam que seja apenas uma questão de tempo até que as pessoas absorvam a ideia.
Os projetistas fazem questão de salientar a multiplicidade de mecanismos pelos quais a segurança é mantida mesmo quando ocorre uma falha técnica.
No Projeto Sartre, por exemplo, o sistema monitora a si próprio e, se mesmo assim parece que algo poderia acontecer, as distâncias entre os carros são alongadas e os motoristas são avisados de que estão prestes a assumir o controle.
Se alguma coisa continua dando errado, então os carros são levados para o acostamento e parados. E os especialistas do Sartre afirmam que esta é apenas uma das maneiras que um problema como este pode ser tratado.
"É claro que as pessoas vão ter que se acostumar com esta nova tecnologia", sentencia Eric Chan, coordenador do projeto.
"Ela muda de maneira fundamental sua relação pessoal com o seu carro. Quando os cintos de segurança foram introduzidos, quando os airbags foram introduzidos, os chamados pilotos automáticos, havia um monte de pessoas que se mostrou nervosa com relação a essas tecnologias. Com o tempo, as pessoas se acostumaram a elas e perceberam os benefícios de segurança," alega ele.
Além da tecnologia
Contudo, apesar da esperança demonstrada por Eric Schmidt, presidente do Google, de que "carros que se autodirigem devam tornar-se o modo predominante de transporte durante o nosso tempo vida," pode ser que mesmo um pequeno risco possa ser demais para que algumas pessoas sintam-se confortáveis em retirar o motorista completamente.
O que aconteceria se a tecnologia falhar e nenhuma pessoa no carro souber "dirigir manualmente"?
"A sociedade vai achar isso muito difícil," diz Peter Rodger, especialista em regras de direção. "Estamos cada vez mais em uma cultura da culpa. Quando algo dá errado, procuramos alguém para culpar."
Ou seja, desfrutar do conforto de fazer uma viagem de carro sem precisar se preocupar em "fazer o carro funcionar" não é algo que vai depender unicamente da tecnologia.

Controle ativo de ruído anula barulhos do carro e da estrada



Controle ativo de ruído anula barulhos do carro e da estrada
"Nossas simulações numéricas indicam que, no mundo real, poderemos reduzir o ruído gerado pela estrada, conforme ele é percebido pelo motorista, entre três e cinco decibéis," disse Sun. [Imagem: Dottie Stover/University of Cincinnati]
Ondas-espelho
Um barulho no carro pode ser algo muito irritante.
Os fabricantes têm aperfeiçoado os materiais absorvedores de som a fim de minimizar não apenas o ruído normal do funcionamento dos carros, mas também os ruídos externos.
Por melhores que sejam esses materiais, trata-se de um controle passivo do som.
Agora, Guohua Sun e seus colegas da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, criaram um sistema de controle ativo dos ruídos que chegam ao interior do carro.
Como os sons normais do funcionamento do veículo são bem controlados pelos materiais atuais, o pesquisador resolveu dedicar mais atenção aos ruídos não previsíveis, como aqueles causados por buracos ou um piso mais irregular na estrada, ou pela passagem ao lado de um caminhão.
O sistema de controle ativo de ruído funciona em um princípio bastante simples: a criação de uma onda acústica "espelho", que anule a onda original.
Qualquer som específico pode ser silenciado se, conforme a onda de som viaja pelo espaço, ela encontre uma outra onda invertida - com uma fase oposta. Em uma situação ideal, as duas ondas se anulam completamente, e o som desaparece.
Cancelando o som
Sun criou um algoritmo que, ao receber o ruído externo que está para chegar aos ouvidos dos ocupantes do carro, cria uma onda sonora que anula o ruído, restabelecendo prontamente o silêncio normal da viagem.
"Nossas simulações numéricas indicam que, no mundo real, poderemos reduzir o ruído gerado pela estrada, conforme ele é percebido pelo motorista, entre três e cinco decibéis," disse Sun.
Essa é uma redução significativa, que pode ser traduzida em uma redução no volume do barulho original entre 50 e 75%.
O trabalho foi apresentado durante um congresso no final do ano passado, e chamou a atenção de um fabricante de automóveis, que decidiu bancar os testes práticos.
"Ao longo desse ano, vamos verificar a eficácia do nosso algoritmo no mundo real com o apoio da Ford," contou Sun.
Uns querem silêncio, outros querem barulho
Já existem sistemas de controle ativo de ruído em alguns automóveis de luxo, mas voltados para o barulho do rodar normal de um carro em uma estrada pavimentada - isso inclui sobretudo o barulho dos pneus sobre o asfalto e o ruído do vento.

Mas Sun afirma que isso será insuficiente com o advento dos carros elétricos, que produzem muito menos ruído, fazendo qualquer barulhinho externo parecer muito mais inconveniente.
Por outro lado, há preocupações com a segurança dos pedestres, uma vez que os veículos elétricos são silenciosos demais, e os transeuntes poderão não se dar conta de sua aproximação.
Segundo Sun, o mesmo sistema usado para o controle ativo de ruídos poderá ser usado para gerar o som característico de um automóvel com motor a combustão, garantindo a segurança dos pedestres e ciclistas.
A solução também poderá agradar aqueles motoristas que têm-se mostrado insatisfeitos com carros silenciosos demais.

Peixe robótico ganha desenho de avião para gastar menos energia


Peixe robótico ganha desenho de avião para planar na água
A capacidade de planeio subaquático foi obtida instalando uma bomba que enche e esvazia dois reservatórios no interior do robô, dependendo se os cientistas querem que ele mergulhe ou vá para a superfície. [Imagem: G.L. Kohuth/Michigan State University]
Solução hidrodinâmica
Há alguns anos, um grupo da roboticistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, vem tentando desenvolver robôs subaquáticos que possam monitorar a qualidade da água por longos períodos.
Para isso, uma das principais exigências é que esses peixes robóticos sejam capazes de navegar de forma eficiente, sem gastar muita energia, preservando suas baterias.
Na contramão dos experimentos biomiméticos, que procuram imitar as soluções da natureza, a equipe do Dr. Xiaobo Tan concluiu que é melhor transformar seu robô-peixe em algo como um robô-avião-mergulhador.
A solução aerodinâmica virou uma solução hidrodinâmica, resultando em um robô que pode deslizar suavemente, "planando" pelas águas por longos períodos, de forma totalmente passiva.
"Nadar exige o movimento contínuo da cauda, o que significa que a bateria está sendo constantemente drenada, e tipicamente não vai durar mais do que umas poucas horas," justifica o pesquisador.
Mergulho planado
Como o monitoramento aquático e outras observações científicas do meio submarino não exigem muita pressa, a equipe adicionou à velocidade da natação a suavidade do "mergulho planado".
"Nós integramos os dois modos de locomoção no nosso robô - nadar e deslizar. Essa integração permite que o robô se adapte a diferentes ambientes, das correntes velozes à profundeza das represas, da calma de um lago à correnteza de um rio," disse o pesquisador.
A capacidade de planeio subaquático foi obtida instalando uma bomba que enche e esvazia dois reservatórios no interior do robô, dependendo se os cientistas querem que ele mergulhe ou vá para a superfície.
O robô subaquático com jeito de avião ficou 10 vezes menor e mais leve do que os robôs subaquáticos utilizados hoje no monitoramento ambiental e nas pesquisas marinhas.

Programa faz conversão de filmes 3D para TVs que dispensam óculos


Filmes 3D são convertidos para TVs que dispensam óculos
Uma nova tecnologia promete "tirar o elefante da sala" das novas tecnologias autoestereoscópicas: o programa converte automaticamente os filmes 3D atuais para as TVs 3D que dispensam os óculos.[Imagem: Heinrich-Hertz Institute]
Questões comerciais
Já existem vários protótipos de TVs 3D que dispensam os óculos especiais.
Por estranho que possa parecer, o maior entrave para que essas novas tecnologias passem dos laboratórios para as lojas não é técnico, é comercial.
Os estúdios e produtoras só há pouco começaram a migrar seus equipamentos para criar conteúdos para a tecnologia 3D atual - com óculos - e não estão muito inclinados a abrir mão desse investimento para começar tudo de novo.
Sobretudo na desconfiança de uma ou outra tecnologia que ainda não se firmou no mercado.
Telas autoestereoscópicas
Mas talvez esse problema possa ser contornado mais facilmente sem mexer no bolso de ninguém.
Foi o que demonstraram engenheiros do Instituto Heinrich-Hertz, na Alemanha.
Christian Riechert e seus colegas criaram um programa que consegue converter, em tempo real, o conteúdo criado para as TVs 3D atuais para que ele possa ser exibido nas novas telas autoestereoscópicas - que dispensam os óculos.
Os filmes em 3D disponíveis atualmente em Blu-ray são baseados em duas perspectivas diferentes, ou seja, em duas imagens, uma para cada olho.
Entretanto, as telas autoestereoscópicas precisam de cinco a 10 visualizações da mesma cena. No futuro, esse número provavelmente será ainda maior.
Isto porque estas telas precisam apresentar uma imagem tridimensional de tal maneira que ela possa ser vista com a mesma qualidade de ângulos diferentes, qualquer que seja o lugar no sofá onde você está sentado.
Conversor de filmes 3D
"Nós pegamos as duas imagens e geramos um mapa de profundidade, ou seja, um mapa que atribui uma determinada distância da câmera para cada objeto," explica Riechert.
"A partir daí, calculamos todos os pontos de vista intermediários aplicando técnicas de renderização. E aqui está a coisa verdadeiramente interessante: o processo funciona de forma totalmente automatizada, e em tempo real," completou.
É como uma tradução simultânea: o usuário insere seu Blu-ray 3D comum no aparelho, senta-se e pode desfrutar de todos os benefícios da última tecnologia 3D, sem precisar esperar uma nova versão do filme.
Os pesquisadores já terminaram o software que faz a conversão dos dados. Agora eles estão trabalhando em colaboração com parceiros da indústria para inserir o programa em um hardw

Lâmpadas fluorescentes compactas são produtos perigosos, dizem cientistas

 Lâmpadas fluorescentes compactas devem ser banidas, dizem cientistas

Há poucos anos, ambientalistas pressionavam os legisladores de todo o mundo para banir as lâmpadas incandescentes, reconhecidamente grandes consumidoras de energia - seu grande problema é que elas desperdiçam muita energia na forma de calor.
Em seu lugar, foram adotadas as lâmpadas fluorescentes compactas, que gastam menos energia.
O problema é que essas lâmpadas aparentemente mais econômicas levam em seu interior não apenas o tóxico mercúrio, mas também uma série de outros metais pesados, usados na fabricação dos seus circuitos eletrônicos.
Antes restrito a locais determinados e de mais fácil controle, o mercúrio finalmente se espalhou "democraticamente" por todo o globo.
Riscos das lâmpadas fluorescentes compactas
Agora, as tão recomendadas lâmpadas fluorescentes compactas precisam ser banidas - pelo menos é o que os cientistas estão dizendo.
E eles não estão usando meias-palavras: um novo estudo alerta que as lâmpadas fluorescentes compactas, assim como os LEDs, deveriam entrar para a lista de produtos perigosos.
Outros estudos já haviam demonstrado que o mercúrio liberado pelas lâmpadas eletrônicas pode superar os níveis de segurança.
Mas Seong-Rin Lim e seus colegas da Universidade da Califórnia, em Davis e Irvine, mostraram que o problema é bem maior.
Enquanto o limite para a liberação de chumbo no ambiente é de 5 mg/l, as lâmpadas fluorescentes compactas podem liberar 132 mg/l, e os LEDs 44 mg/l.
O limite de segurança para o cobre é de 2.500 mg/kg, mas as duas fontes de iluminação atingem 111.000 e 31.600 mg/kg, respectivamente.
Tanto lâmpadas fluorescentes compactas, quanto LEDs, usam ainda alumínio, ouro, prata e zinco - as lâmpadas incandescentes, por outro lado, usam quantidades mínimas desses metais, sobretudo daqueles que são tóxicos.
O resultado não mudou nem mesmo quando os pesquisadores analisaram todo o ciclo de vida dos três tipos de lâmpadas.
Em comparação com as lâmpadas incandescentes, as lâmpadas fluorescentes compactas têm 26 vezes mais riscos de efeitos danosos ao meio ambiente por causa da toxicidade dos metais usados em sua fabricação - os LEDs têm um risco 3 vezes maior do que as lâmpadas incandescentes.
Convenção de Minamata sobre Mercúrio
A recém-negociada Convenção de Minamata sobre Mercúrio estabeleceu metas para o banimento de diversos usos do mercúrio, de longe o maior risco contido nas lâmpadas fluorescentes compactas.
A proposta de banimento desses usos até 2020 cita "Determinados tipos de lâmpadas fluorescentes compactas (CFLs)", mas o texto final ainda não foi divulgado - o documento só deverá assinado pelos 140 países que negociaram o acordo a partir de Outubro.
Não é a primeira vez que as tentativas de driblar problemas ambientais dão resultados opostos aos esperados: recentemente os cientistas anunciaram que os mesmos gases que salvaram a camada de ozônio agora ameaçam o clima - de resto, avisos contundentes para os apressados proponentes da geoengenharia.

Para criar uma senha mais segura, escreva errado

Ao lado de datas de aniversário, nomes de animais de estimação e sequências numéricas ascendentes, acrescente mais uma coisa para a lista de "nunca usar" na criação de novas senhas: boa gramática.
Um algoritmo desenvolvido por Ashwini Rao e seus colegas da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, facilita o trabalho de quebrar senhas longas que fazem sentido gramatical - como uma frase inteira - mesmo que elas sejam intercaladas com números e símbolos.
Essasenhanãoéboa
O algoritmo de Rao faz suposições combinando palavras e frases retiradas de bancos de dados de quebra de senha, para formar frases gramaticalmente corretas.
Enquanto outros programas de quebra de senha fazem múltiplas suposições baseando-se em cada palavra do dicionário, nenhum desses programas dá o salto para combinar múltiplas palavras ou frases de uma forma que faça sentido gramatical.
Por exemplo, ao pegar a palavra "gato" no dicionário, os programas atuais tentam "gato", "gatos", "gatosgatos" ou "gatootag". Mas nenhum tenta algo como "eutenhodoisgatos", por exemplo.
Cerca de 10% das senhas longas que Rao e sua equipe testaram foram quebradas usando exclusivamente seus métodos sensíveis à gramática, batendo de longe outros algoritmos de cracking bem conhecidos, como John the Ripper e Hashcat.
Poder de processamento
Conforme o poder de processamento continua a cair de preço, escolher senhas que são facilmente memorizadas, mas seguras, está cada vez mais difícil.
Um computador de primeira linha, que pode ser comprado no comércio por algo em torno de R$6.000,00, poderá fazer 33.000 milhões de suposições de senha a cada segundo, se estiver executando algoritmos apropriados.
Os pesquisadores sugerem que outros tipos de estruturas gramaticais familiares, como endereços postais, endereços de e-mail e URLs também podem representar senhas menos seguras, mesmo se forem bem longas.

Telefones celulares merecem antenas domésticas?

Todos querem ter sinal no celular onde quer que estejam, mas nem todos querem ter uma antena de celular na vizinhança.
Uma equipe de pesquisadores europeus está agora apresentando uma solução inusitada para esse problema.
A equipe se propôs a trabalhar na eliminação dos chamados "buracos negros" - áreas sem cobertura dos sinais de celular e internet sem fios - e da saturação de algumas áreas, quando há sinal, mas a rede fica congestionada por excesso de usuários.
A solução que eles encontraram parece controversa à primeira vista.
Em vez de mais antenas normais, que custam caro para as operadoras e enfrentam oposição da população, os pesquisadores propõem usar "células" de sinal - pequenas antenas com área de cobertura menor, espalhadas por toda a cidade, inclusive nas residências.
Ao contrário do que possa parecer, essas antenas domésticas permitiriam diminuir a intensidade dos sinais distribuídos por toda a cidade, o que seria obtido por duas vias: fazendo as "antenas celulares" operarem com uma potência baixíssima, e unificando a rede celular com a rede de telefonia fixa.
Telefones celulares merecem antenas celulares
Os testes mostraram que as femtocélulas reduzem o tráfego nas redes móveis e melhoram a intensidade e a cobertura dos sinais em nível local. [Imagem: Befemto Project]
Femtocélulas
A unidade básica das antenas celulares seria o que a equipe chama de "femtocélula", essencialmente uma antena residencial, capaz de prover sinal para uma casa ou para um andar de um edifício.
Há também a "femtocélula móvel", dedicada a fornecer o sinal para ônibus, trens e outros veículos.
Uma célula comercial atenderia a empresas, prédios de escritórios ou shopping centers.
Na opinião dos seus defensores, em vez de aumentar a intensidade de sinal da radiação eletromagnética na cidade como um todo, o conceito de femtocélula na verdade diminui a quantidades de ondas de rádio no ambiente, permitindo que as operadoras otimizem o uso de suas frequências.
Isso porque, sendo ligadas à fiação da telefonia fixa, cada antena poderia selecionar como transmitir seus sinais, se para a próxima antena, ou, para um destino mais distante, pela fiação.
Outra medida seria a limitação da potência de cada femtocélula, que deve operar com uma potência típica de 10 mW.
Antenas inteligentes
Ainda há muitos desafios para tornar prático esse conceito, mas as autoridades europeias estão levando a ideia a sério: o projeto Befemto recebeu apoio do programa FP7, a maior fonte de financiamento para pesquisas na Europa, e tem na lista de colaboradores as maiores empresas de telecomunicações e provedores de telefonia móvel, além de uma dezena de universidades.
O entusiasmo se baseia nos primeiros testes de campo, que mostraram resultados animadores.
Os testes mostraram que as femtocélulas reduzem o tráfego nas redes móveis e melhoram a intensidade e a cobertura dos sinais em nível local.
"Adicionando femtocélulas e pequenas células à rede móvel, nós possibilitaremos que os operadores melhorem a eficiência do seu espectro por meio das redes heterogêneas e pela integração transparente com a rede de telefonia fixa," disse Thierry Lestable, coordenador do projeto.
Ainda não há previsão sobre a adoção do projeto Befemto como um todo, mas os algoritmos de gerenciamento da rede, que dão às antenas a inteligência para fazerem o roteamento entre as redes móvel e fixa, já estão sendo aproveitados pelos parceiros comerciais do projeto.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Cibercriminosos usam tragédia de Santa Maria para aplicar golpes na web

Cibercriminosos brasileiros estão já usando a tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, para roubar dados bancários e pessoais de internautas. A informação foi divulgada pela Kaspersky Lab, uma empresa russa de segurança da informação, na tarde desta terça-feira (29/01). Segundo a empresa, o malware estaria sendo enviado por e-mail, onde haveria o link de um suposto vídeo do momento da tragédia que matou mais de 200 jovens, na madrugada do último domingo (27/01).


Tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, está sendo usada por cibercriminosos para benefício financeiro (Foto: Reprodução/Kaspersky Lab)Tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, está sendo
usada por cibercriminosos para benefício financeiro
(Foto: Reprodução/Kaspersky Lab)
Segundo a companhia, a primeira mensagem detectada teria ocorrido na última segunda-feira (29/01), às 9h da manhã e tinha como assunto "Vídeo mostra momento exato da tragédia em Santa Maria no Rio Grande do Sul”.

A Kaspersky Lab afirma que o malware é  um arquivo com nome de “vídeo.zip” e explora os dados bancários do internauta. De acordo com a empresa, ao abrir o anexo, o usuário facilita a instalação de um trojan, que encaminha a vítima para páginas falsas de bancos. A partir daí, dados pessoais seriam facilmente acessados pelos cibercriminosos.

Fabio Assoli, diretor da empresa, recomendou que os internautas tenham cuidado dobrado com esses e-mails e links postados em rede social, principalmente quando se trata de casos de grande comoção nacional, como é o caso. Ele ainda sugeriu que os usuários busquem por conteúdo de credibilidade e evitem clicar em links disseminados em redes sociais e mensagens, mesmo que enviados por seus contatos.

Até agora já foram identificados cerca de dez tipos de e-mails que usam a tragédia de Santa Maria para instalar malwares nos computadores de internautas.

Xperia S ficará com a cara de Xperia ZQ em próximo update

O fórum de dispositivos móveis XDA Developers divulgou imagens de uma versão vazada do Android 4.1 Jelly Bean para o smartphone Xperia S, da Sony. A nova versão trará diversas novas implementações de software, mas o que mais chamou a atenção foi a semelhança visual da interface com o novo modelo Xperia ZQ.
Xperia S com nova versão do Android (Foto: Allan Melo / TechTudo)Xperia S com nova versão do Android (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Com este update, além da interface, o Xperia S ganhará a mesma tela bloqueio do ZQ, com direito ao efeito tridimensional que simulam “persianas” ao efetuar o desbloqueio. Ainda na tela de bloqueio, foram adicionados botões de acesso rápido a câmera e ao aplicativo de música, antes conseguidos somente através de ROMs personalizadas.

Também estarão presentes no novo sistema os recursos de espelhamento do display, para compartilhar a imagem do smartphone com as Smart TVs da Sony, e o interessante recurso “Modo de espera estendido”, onde o Android desativa a suas conexões de dados enquanto o display estiver apagado, melhorando o desempenho da bateria.

Outra novidade será a presença do serviço “Find my Xperia”, ou “Encontre meu Xperia”, para rastrear smartphones perdidos. Vale lembrar que este serviço ainda está em fase privada de testes.
De acordo com a Sony, o Android Jelly Bean chegará para diversos smartphones da empresa até o final de abril. Entre os modelos da marca à venda no país, apenas o Xperia S e o Xperia P receberão o novo software.

Inimigo de Super Mario é eleito o maior vilão de todos os tempos

Conhecido como Bowser, ou Rei Koopa, o inimigo do Super Mario dos videogames foi eleito pelo Guiness, o Livro dos Recordes, como “o maior vilão de todos os tempos”, em termos de videogame. Bowser é listado com mais outros 49 vilões, que incluem nomes como Equipe Rocket (Pokémon) e Zeus (God of War).
Bowser é o maior vilão de todos os tempos, segundo Guiness (Foto: Divulgação)Bowser é o maior vilão de todos os tempos, segundo Guiness (Foto: Divulgação)
A eleição foi feita pela Guiness Games entre diversos fãs norte-americanos e também entre participantes na edição do livro, tudo para julgar quem deveria levar a coroa de maior vilão dos games. A decisão não foi tomada com base no nível de “maldade” do personagem, e sim com base em sua importância para a história dos jogos eletrônicos.
Contudo, o livro relembra que Bowser, arqui-inimigo de Mario, é um dos vilões mais persistentes já feitos pela indústria. Até hoje, durante mais de 25 anos de existência, Bowser ainda não desistiu de “raptar a princesa”, ainda que tenha se unido a Mario em alguns jogos, como Super Mario RPG.

Mulher ‘se vende’ em site de leilão virtual por US$ 0,99

Buscando um novo emprego, a técnica de laboratório Sonya Williams ofertou seus serviços como se fosse um produto, na empresa de comércio eletrônico eBay. Com a provável intenção de gerar uma disputa acirrada de lances, o valor inicial do leilão foi US$ 0,99. Em seu anúncio, Sonya promete vir “sem defeitos ou desgaste”, e ainda adverte: “rápido, que eu irei logo”.


 Sonya Williams "anunciada" no eBay (Foto: Reprodução/ Mashable) Sonya Williams "anunciada" no eBay (Foto: Reprodução/ Mashable)
Há alguns dias atrás, o Mashable proclamou que Philippe Dubost ofereceu “O melhor currículo online de todos os tempos”, após anunciar a si mesmo, também como um produto, na multinacional Amazon. O seu sucesso deve a extensa e criativa apresentação de seus dados pessoais e profissionais na descrição do “produto”.
Philippe Dubost "ofertado" pela Amazon.com (Foto: Reprodução/ Mashable)Philippe Dubost "ofertado" pela Amazon.com (Foto: Reprodução/ Mashable)
Não se sabe se a técnica de laboratório se inspirou na ideia de Philippe, até porque seu anúncio é muito pobre em comparação ao dele. Mas é provável que essa não seja a última vez que currículos sejam exibidos em sites de compras online.
Mas, apesar da falta de maiores descrições, Sonya tem o seu mérito, pois segundo o inusitado anúncio do eBay, ela pode ser “expedida” de graça diretamente de Lansing, Michigan, dentro de um dia!

Resident Evil: Revelations terá edição especial que custa quase R$ 1000

Resident Evil Revelations, para Wii U, PC, Xbox 360 e PS3, vai ganhar uma edição especial no Japão que custa quase R$ 1000. O motivo do alto preço é um relógio de pulso oficial do jogo que acompanha o pacote, com detalhes temáticos sobre o game e o símbolo da BSAA, organização militar que combate ameaças biológicas.
Resident Evil tem edição especial com relógio caríssimo (Foto: Divulgação)Resident Evil tem edição especial com relógio caríssimo (Foto: Divulgação)
O principal pacote contém o jogo, o relógio de pulso, um CD com a trilha sonora e uma caixa personalizada. Este é o mais caro e custa US$ 460 (cerca de R$ 930). Uma edição mais “em conta” acompanha somente o jogo e o relógio, por US$ 440 (por volta de R$ 890). Mas, para quem não quiser o relógio, há a edição especial mais modesta, que vem com o jogo, trilha sonora e caixa especial, por US$ 87 (R$ 176).
O preço deste último pacote dá a entender que o item mais caro contido na edição especial é realmente o relógio de pulso. A Capcom não explicou o motivo do alto preço, nem mesmo se o relógio é de alta qualidade, mas os fãs terão que desembolsar um alto valor para ter a edição.
Com novos gráficos, inimigos e outros extras, Resident Evil: Revelations chega em 21 de maio para as plataformas anunciadas. A data também vale para o Brasil, mas o preço ainda não foi revelado.

Apple fará iPhone de plástico com preço mais barato

A Apple lançará um iPhone com chassi de plástico em breve. De acordo com as fontes do site iLounge, o modelo teria a missão de, num primeiro momento, melhorar a participação do smartphone da Apple dentro do enorme mercado chinês. Depois, ganharia o mundo com seu preço mais em conta.
Site apresenta imagem do que pode ser o protótipo do iPhone mais economico (Foto: Reprodução)Site apresenta imagem do que pode ser o protótipo do iPhone mais econômico (Foto: Reprodução/iLounge)
Segundo o rumor, o corpo em plástico não é sinal de um aparelho com qualidade inferior no hardware. As fontes garantiram que o modelo será comercializado com tela Retina e vidro Gorilla Glass. O aparelho já terá a nova porta Lightning para sincronização de dados e recarga de bateria. Além disso, o uso da tela de alta resolução reforça a ideia da aplicação do processador quad-core A6.
Na parte inferior do aparelho, haverá um microfone extra e o plug para o fone de ouvido. Já a parte traseira terá o mesmo desenho curvo do iPhone 3GS, além de um perfil mais espesso do que o atual iPhone 5.
iPhone mais em conta terá porta Lightning (Foto: Reprodução)iPhone mais em conta terá porta Lightning (Foto: Reprodução/iLounge)
No painel frontal, o usuário encontrará uma tela que salta um pouco do chassi, exatamente como no iPod Touch de quinta geração. Os cantos, mais arredondados, recuperam o desenho do iPod Classic e a construção com a junção da tampa traseira com a tela.

De acordo com o site, a iniciativa da Apple tenta barrar a crescente popularidade dos sistemas concorrentes na China. Num país onde a média salarial chega aos US$ 3 mil por mês, um iPhone 5 a US$ 849 não tem muita margem de competitividade contra os Windows Phone e Androids. Como o mercado da China representa um manancial ainda inexplorado pelas empresas de tecnologia, a Apple calcula que um iPhone 5 com corpo plástico e preço mais em conta seria um produto competitivo.

Galaxy Tab 3, novo tablet da Samsung, tem primeiras fotos vazadas

O Galaxy Tab 3, novo tablet da linha "Tab" da Samsung que deve ser apresentado durante a feira MWC 2013, em fevereiro, teve algumas imagens vazadas na última segunda-feira (28). A expectativa é de que a sul-coreana lance dois modelos do tablet, um com 7 e outro com 10 polegadas, mas não se sabe qual deles aparece na suposta foto.
Suposto Tab3 apareceu em imagens de site nesta segunda (Foto: Reprodução - Phone Arena)Suposto Galaxy Tab 3 apareceu em primeiras imagens (Foto: Reprodução/Phone Arena)
A veracidade das imagens não foi confirmada, já que as fotos do aparelho estão bem borradas e não é possível ler muitos detalhes do modelo na caixa. Dois detalhes que não parecem muito comuns são o fato de o tablet ser preto - diferente do padrão branco da Samsung -, e a organização dos ícones na foto que aparece na caixa lembrar a do Android puro, que não será utilizado nos próximos produtos da empresa sul-coreana.

Além disso, é curioso que a companhia tenha voltado a utilizar a alcunha "Tab" nos seus aparelhos, já que seu último lançamento no segmento recebeu o nome "Note" - no caso, o tablet Galaxy Note 10.1. Outro lançamento da companhia previsto para a mesma MWC é o Galaxy Note 8.0, com 8 polegadas, que também já vazou em algumas imagens.

O site SamMobile divulgou ainda uma lista de todos os tablets que a Samsung está desenvolvendo. Há quatro séries de gadgets, chamados "Kona", "Santos", "Roma" e "Vienna". Eles seriam os codinomes dos Tab 3 de 10 e 7 polegadas, além do Note 8.0 e de um outro aparelho que ainda é considerado “bastante misterioso”, de acordo com o site Tech Radar.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sharp apresenta o primeiro monitor ultrafino com resolução 4K

A Sharp anunciou nessa semana que vai lançar um monitor ultrafino com tecnologia IGZO 4K LED, com vendas para o início do ano que vem. O produto terá 32 polegadas e resolução Ultra HD de 3840 x 2160 pixels.


Nova televisão da Sharp é ultrafina e com resolução 4K (Foto: Divulgação)Novo monitor da Sharp é ultrafino e com resolução Ultra HD  (Foto: Divulgação)
O modelo do monitor vai ser identificado como PN-K321 e terá somente 35mm de espessura. Compatível com conectores DisplayPort e HDMI e com o principal atrativo, a tecnologia IGZO, que permite resoluções altíssimas em produtos superfinos – e que a Apple, por algum tempo, desejou implantar em seu iPad.

A densidade de pixels por polegada da PN-K321 também impressiona: 443 ppi. Para se ter uma ideia, a tela do iPhone 5, que é considerada uma das melhores em termos de qualidade de imagem que existem atualmente, possui somente 326 pixels por polegada. A fabricante japonesa informou que o preço do lançamento será por volta dos US$ 5.500 (algo em torno dos R$ 12 mil).
Na primeira leva de produção do novo 4K ultrafino da Sharp, serão fabricados 1500 unidades do produto, mas a expectativa é de que, em breve, novos modelos utilizando esta tecnologia também sejam apresentados. Há rumores, segundo o site CNET, de que a companhia irá produzir uma mini-tela, de cinco polegadas, com resolução 1920 x 1080 em breve.

Fotógrafo americano produz belas composições usando dupla exposição

O fotógrafo e cineasta americano Taylor Allen adora fazer experimentos com artes visuais. Em suas séries “Exposure I” e “Exposure II”, ele trabalha com a técnica de dupla exposição para montar composições inusitadas e muito interessantes. A dupla ou múltipla exposição consiste em expor um negativo mais de uma vez, criando imagens sobrepostas. A técnica também pode ser simulada em meios digitais com programas de editoração eletrônica, como o Adobe Photoshop.
Dupla exposição apresenta mulher com casaco mesclada com pássaros (Foto: Reprodução/ Taylor Allen)Dupla exposição apresenta mulher com casaco mesclada com pássaros (Foto: Taylor Allen)
As imagens de Allen trabalham silhuetas e composições de figura e fundo. Assim, a figura de uma mulher com um casaco pesado se mistura aos pássaros; a silhueta de uma moça abriga galhos de árvores e os contornos da imagem de um policial são preenchidos pela paisagem urbana. Algumas imagens sobrepostas ganham um ar etéreo e mesmo fantasmagórico. As novas composições apresentam também novos significados e formam como que uma terceira imagem com a junção de duas fotografias.
Silhueta mescla a paisagem (Foto: Reprodução/ Taylor Allen)Silhueta mesclada à paisagem (Foto: Taylor Allen)
Foto de policial misturada à pasaigem urbana (Foto: Reprodução/ Taylor Allen)Foto de policial misturada à pasaigem urbana (Foto: Taylor Allen)
Dupla exposição dá um ar fantasmagórico às imagens (Foto: Reprodução/ Taylor Allen)Dupla exposição dá um ar fantasmagórico à imagem de jovem (Foto: Taylor Allen)
Imagens trabalham sobreposição para criar novas composições (Foto: Reprodução/ Taylor Allen)Imagem trabalha sobreposição para criar novas composições (Foto: Taylor Allen)

Série ‘The Ugly Truth’ traz pessoas com rosto pressionado contra vidro

O britânico Rut Mackel é o responsável por um ensaio bastante divertido em que modelos tiveram que fazer caretas pressionados contra um vidro. Sem qualquer tipo de manipulação digital, Mackel registrou os semblantes nada simpáticos ou fotogênicos das pessoas no ensaio “The Ugly Truth”.
Modelo pressiona rosto contra o vidro para deformar seus traços (Foto: Divulgação/Rut Mackel)Modelo pressiona rosto contra o vidro para deformar seus traços em "The Ugly Truth" (Foto: Rut Mackel)
“Nosso rosto é o símbolo na nossa identidade. É espelho de nós mesmo, mas também pode ser uma máscara, pois reflete mas também distorce o que somos”, explica o fotógrafo sobre o conceito do projeto.
Para ele, o ensaio explora a beleza e a feiura que existe dentro de todas as pessoas. Durante as fotos, Mackel questionou como alguém reagiria, por exemplo, se essa deformação fosse permanente em seu rosto. “Essa mudança drástica e momentânea capturada nas imagens pode revelar muito sobre nossas emoções”, disse em seu site.
Homem com rosto deformado pelo vidro em projeto fotográfico (Foto: Rut Mackel)Homem com rosto deformado pelo vidro em projeto fotográfico (Foto: Rut Mackel)
Para fotógrafo, ensaio quetiona a percepção de beleza e feiura que existe em casa um (Foto: Divulgação/Rut Mackel)Para fotógrafo, ensaio quetiona a percepção de beleza e feiura que existe em casa um (Foto: Rut Mackel)
Objetivo do ensaio foi pensar como alguém reagiria, por exemplo, se essa deformação fosse permanente em seu rosto (Foto: Divulgação/Rut Mackel)Objetivo do ensaio foi pensar como alguém reagiria, por exemplo, se essa deformação fosse permanente em seu rosto (Foto: Rut Mackel)

App de fotos para iPad é removido por excesso de imagens pornográficas

O aplicativo do 500px, a rede social para fotógrafos, foi removido da App Store nesta semana pelo execesso de imagens contendo nudismo que estavam sendo publicadas pelos usuários. A Apple tem uma política extremamente restritiva quanto a este tipo de material e entrou em contato com os desenvolvedores responsáveis pelo software para comunicar a exclusão do programa.
App 500px foi excluído da App Store (Foto: Reprodução / Gizmodo)App 500px foi excluído da App Store (Foto: Reprodução / Gizmodo)
Antes da decisão, a Apple já havia tentado realizar algumas modificações no 500px, mas de pouco adiantou. A atitude da companhia da maçã gerou polêmica pela Internet, já que a empresa alega que é muito fácil buscar conteúdo de nudez no serviço – o que não é bem verdade, já que para fazê-lo é preciso alterar as configurações de busca na versão web da rede social. Além disso, as fotos normalmente configuram nudez artística, e não pornografia explícita. Estes argumentos, no entanto, não convenceram a empresa de Cupertino.

“O app foi removido da App Store por exibir imagens e materiais pornográficos, uma clara violação das nossas regras. Nós também recebemos reclamações de alguns clientes sobre possível pornografia infantil. Já havíamos pedido ao desenvolvedor para garantir que houvesse alguma medida para evitar o upload deste tipo de material no aplicativo”, diz um comunicado oficial da Apple enviado ao site TechCrunch.

Pesquisa diz que Google+ passou Twitter e já é a segunda maior rede social do mundo

Muita gente desconfiou do Google+ quando ele foi lançado. No entanto, a rede social da Gigante das Buscas está contrariando todas as expectativas negativas que surgiram a seu respeito. De acordo com uma recente pesquisa realizada pela Global Web Index, o site já ultrapassou o Twitter e ocupa a segunda colocação entre as redes sociais do mundo, atrás apenas do Facebook.


Rede social do Google está em crescimento (Foto: Reprodução - TechTudo)Rede social do Google está em crescimento (Foto: Reprodução - TechTudo)
O estudo destacou que o Plus, atualmente, tem cerca de 343 milhões de usuários ativos, enquanto o Twitter soma apenas pouco mais de 300 milhões – número que é bastante semelhante ao do YouTube, e que coloca as duas páginas empatadas na terceira posição. A pesquisa monitorou 31 países e registrou um aumento de 27% do uso da rede social do Google neste marcado.
Apesar de todas estas boas notícias, o Google Plus ainda segue bem longe de ser um rival à altura do Facebook. De acordo com o mesmo estudo, a companhia de Mark Zuckerberg atingiu 33% de crescimento em relação ao ano passado e já tem uma base de usuários que gira em torno de mais ou menos 1 bilhão.
Ainda segundo o Global Web Index, 51% dos usuários da Internet têm contas no Facebook, enquanto 25% possuem perfis no Google+ e 21% usam o Twitter.

Peugeot promete carro com propulsão híbrida de gasolina e ar comprimido

A Peugeot promete lançar, em 2016, um carro híbrido cuja propulsão será gerada por um motor comum a gasolina e um sistema que acumula pressão do ar. De acordo com o projeto, o carro teria uma autonomia de 34 quilômetros por litro de combustível e emissões de carbono mais baixas do que aquelas de carros com sistemas híbridos com gasolina e eletricidade.
Peugeot promete lançar carro que usa ar comprimido para se mover (Foto: Divulgação)Peugeot promete lançar carro que usa ar comprimido para se mover (Foto: Divulgação)
O sistema de propulsão via ar comprimido funciona usando uma pequena bomba de ar. Ela é movida pela energia cinética das frenagens do automóvel, e o gás é comprimido em tanques, que funcionam como os acumuladores de um sistema hidráulico (acumuladores são tanques que armazenam a energia potencial do gás bombeado pelos freios).
Essa energia potencial pode ser liberada pelo carro em situações de necessidade, permitindo que o carro seja movido por ar comprimido, motor a combustão ou com os dois sistemas simultaneamente.
Motores e sistemas que funcionam com acumuladores hidráulicos geram muito calor e há riscos no sistema, como rompimento dos tanques e o fato de que, para gerar mais pressão, as frenagens precisam ser progressivas. Isso explica a necessidade de que os carros que usem sistemas de ar comprimido tenham capacidade de frenagem levemente reduzida.
Mas, quando colocada em comparação com as soluções elétricas para propulsão de veículos, o sistema a ar é mais sustentável. Baterias são feitas de elementos tóxicos e escassos, e custam muito caro. Além disso, a tecnologia de baterias disponível hoje não permite que um carro elétrico alcance modelos a combustão em termos de autonomia.
O sistema híbrido a ar impacta menos no ambiente, é muito mais barato e a tecnologia de acumuladores, conversores de pressão e bombas existe desde o alvorecer da Revolução Industrial. Hoje, por exemplo, é possível bombear concreto ao topo de arranha-céus em construção com o mesmo princípio de motor, bomba de ar e cilindros. Edifícios como o Burj Khalifa, de 830 m, não seriam possíveis sem esse tipo de sistema.

Veja dicas de como comprar jogos usados em sites estrangeiros

O mercado de jogos usados no Brasil até existe, mas não com tanta força quanto lá fora. Aqui este tipo de comércio é mais realizado entre os jogadores, sem a necessidade de uma loja que compre e revenda jogos de segunda mão.
Jogos usados costumam ser mais baratos que os novos (Foto: Reprodução)Jogos usados importados: uma saída para quem não encontra os games no Brasil e quer economizar (Foto: Reprodução)
A solução pode estar nas lojas internacionais. Algumas das mais famosas têm o costume de vender jogos usados, o que sai ainda mais barato para você que deseja comprar aquele aguardado game sem gastar muito. Um lançamento custa, por preço tabelado, US$ 60 (cerca de R$ 120) nos EUA, enquanto um jogo usado, com alguns meses de mercado, pode ser encontrado por US$ 20 (mais ou menos R$ 40).
Second Spin
A loja online Second Spin é especializada em jogos usados. O primeiro passo, claro, é visitar o endereço da loja e dar de cara com a página principal. No campo “Search” (Busca), você vai selecionar a opção “Buy Games By Title” (Comprar jogos por título) e em seguida digitar o nome do jogo que está procurando.
Encontrando um jogo na Second Spin (Foto: Reprodução)Encontrando um jogo na Second Spin (Foto: Reprodução)
Encontramos o game Call of Duty: Black Ops por US$ 25 (cerca de R$ 50), um bom preço para um jogo que custa bem mais no Brasil. Ao clicar no nome do jogo, a página do anúncio será aberta e você vai clicar em “Add to Cart” (Adicionar ao carrinho).
A partir daí, o caminho é quase automático e bem parecido com o que se vê em lojas online no Brasil. Basta você ter um cadastro simples (com seus dados pessoais, incluindo endereço onde a compra vai ser entregue) e escolher a forma de pagamento (neste caso, cartão de crédito é a única opção).
Um jogo Call of Duty sai mais barato na Second Spin (Foto: Reprodução)Um jogo como Call of Duty sai mais barato na Second Spin (Foto: Reprodução)
Dicas adicionais sobre a Second Spin: jogos usados, mas bem conservados. Se o jogo por acaso chegar em seu endereço com algum problema ou danificado, você pode enviar um e-mail em inglês e entrar em contato com a loja solicitando troca ou reembolso. Eles têm o costume de enviar outra cópia ao comprador, caso ocorra qualquer tipo de problema em relação à qualidade do material.
Vale lembrar que o prazo de entrega varia bastante, e pode ocorrer entre 20 e 30 dias. Este prazo pode se estender um pouco mais durante época de festas de final de ano ou outras datas comemorativas, por conta do alto volume de encomendas que passam pelos correios no mundo todo. Os envios da Second Spin não possuem número de rastreio, por isso, o jeito é esperar com paciência.
Estarland
A Estarland é outra loja que oferece a opção de compra de jogos usados a preços mais atrativos do que os lançamentos. Para encontrá-los basta clicar na opção “Preowned” (Usados) no menu principal, na barra superior logo abaixo da logo do site.
Na Estarland é possível comprar jogos usados (Foto: Reprodução)Na Estarland é possível comprar jogos usados (Foto: Reprodução)
Na página seguinte você encontrará uma série de plataformas, todas as que possuem jogos usados cadastrados no banco de dados do site. Para este exemplo, vamos escolher o Xbox 360.
Em seguida, será apresentada uma grande lista de jogos. Você terá a opção de procurar página por página ou simplesmente usar o campo de busca para localizar um determinado jogo. Neste exemplo, encontramos na lista o game Alice: Madness Returns. A principal dica aqui é: ficar de olho no preço do campo “Preowned” do anúncio, e não em “New”. “New” significa um jogo novo e lacrado e, por isso, mais caro. Já o “Preowned” sempre terá o preço mais em conta.
Veja sempre o preço "preowned" do jogo (Foto: Reprodução)Veja sempre o preço "preowned" do jogo (Foto: Reprodução)
No caso de Alice, o game usado custa cerca de US$ 14 (ou R$ 28). Assim, basta clicar em “Add to Cart” (Adicionar ao carrinho) e fazer o login com sua conta registrada no site. Já na página para fechar o pedido é bom ficar de olho nas opções de entrega (“Shipping Method”). Ali você vai escolher opções de entrega que variam entre mais rápidas (entre 3 e 7 dias) e mais demoradas (entre 15 e 30 dias).
As opções de entrega mais rápidas costumam ser enviadas por serviços de courrier, o que acarreta em taxa alfandegária obrigatória, além de serem bem mais caras. O ideal é sempre optar pela entrega mais demorada, já que é mais barata e geralmente foge do imposto de importação – lembre-se que a taxação pode ser cobrada em compras acima de US$ 50 (R$ 100).
Já no carrinho você deve escolher a modalidade de envio (Foto: Reprodução)Já no carrinho você deve escolher a modalidade de envio (Foto: Reprodução)
Escolhida a modalidade de envio, basta fechar a compra e realizar o pagamento. A vantagem da Estarland é aceitar não só os dados de seu cartão de crédito, mas também o serviço Paypal, o que dá mais segurança para quem está indeciso sobre comprar ou não na Internet, ainda mais em um site estrangeiro.
Dicas adicionais sobre a Estarland: os fretes mais baratos não possuem rastreio, mas os jogos vêm sempre muito bem embalados, apesar de demorarem um pouco mais do que o normal para chegar.
Play-Asia
O site Play-Asia é um dos maiores sites de comércios para videogames e outros produtos nerds do outro lado do mundo. Aqui é possível encontrar uma série de produtos, como livros, jogos e até bonecos. O site também é muito bom para encontrar aquele jogo obscuro que só saiu no Japão e ninguém tem mais em lugar algum, principalmente se for usado (e mais barato!).
Para buscar jogos usados no Play-Asia a coisa funciona de maneira diferente. Ao entrar no site, você deverá clicar na opção “Auction House” (Casa de Leilões) e conferir a página que vai se abrir, repleta de jogos, preços e um contador de tempo logo abaixo. Os jogos usados do Play-Asia são comercializados por usuários, e não pelo site, apesar de serem autorizados e conferidos pelos administradores da loja.
Play-Asia oferece leilões de jogos usados (Foto: Reprodução)Play-Asia oferece leilões de jogos usados (Foto: Reprodução)
Mesmo no esquema de leilão é possível comprar títulos mais baratos por aqui. Ao escolher um jogo da lista (ou encontrar um na busca), você deve clicar no anúncio e conferir informações importantes: “Time Left” (Tempo restante do leilão), “Current Bid” (Oferta atual, em dólar) e “Condition” (Condição), que é o estado do game, que geralmente vai estar “Brand New” (Como Novo).
A partir daí, você deve dar o seu lance na opção “Bid” (Lance) e aguardar o leilão esgotar seu tempo. É claro que outro comprador pode dar um lance mais alto pouco tempo depois do seu, por isso é sempre bom ficar de olho e comparar os preços de tempos em tempos, antes que o tempo do anúncio se esgote.
Diversos tipos de envio no Play-Asia (Foto: Reprodução)Diversos tipos de envio no Play-Asia (Foto: Reprodução)
É importante frisar que, assim como na Estarland, o site Play-Asia oferece diversas opções de envio, que podem ser mais caras (mais rápidas) ou mais baratas (mais demoradas). E, como o jogo geralmente vem da Ásia, pode demorar um pouco mais do que os jogos comprados nos Estados Unidos ou Europa.
Dicas adicionais sobre o Play-Asia: todos os leilões são supervisionados pelo site, então dificilmente você vai se deparar com um “Leilão falso” ou coisa do tipo. O site também aceita pagamentos por cartão de crédito e Paypal.

Google criou metade dos aplicativos mais usados em 2012, mostra pesquisa

O mercado de apps mobile foi dominado pelo Google em 2012. De acordo com dados divulgados pela comScore, a gigante das buscas é dona de cinco dos dez aplicativos mais utilizados nos Estados Unidos no ano passado. No entanto, o app com maior número de usuários únicos não pertence à empresa: a liderança ficou com o Facebook.
Google revela que não levará seus apps para Windows Phone 8 pois o sistema ainda não é popular. (Foto: Reprodução) (Foto: Google revela que não levará seus apps para Windows Phone 8 pois o sistema ainda não é popular. (Foto: Reprodução))Apps do Google comandam top 10 dos mais
usados em 2012 (Foto: Reprodução)
Segundo os dados do comScore Mobile Metrix, que leva em conta os usuários americanos maiores de 18 anos que utilizam as plataformas móveis Android e iOS, o Facebook lidera a lista de apps mais usados no último ano, com 85,5 milhões de usuários únicos. Em seguida vem o Google Maps (74,6 milhões), Google Play (61,4 milhões), Google Search (60,5 milhões), Gmail (53,9 milhões) e YouTube (52,5 milhões).
Quando levado em consideração o engajamento dos usuários, o app do Facebook lidera novamente, sendo responsável por 23% de todo o tempo gasto pelos usuários utilizando aplicativos nos dispositivos móveis. Neste segmento, levando em conta todos os seus apps, o Google conta com somente 10% de participação, sendo que o Gmail é o app da empresa utilizado por mais tempo, chegando a 3%. Apesar de não aparecer na lista dos mais populares, o Instagram, do Facebook, também é responsável por 3% do tempo que os usuários gastam.
Cinco dos seis apps mais baixados nos EUA em 2012 são do Google (Foto: Reprodução/comScore) (Foto: Cinco dos seis apps mais baixados nos EUA em 2012 são do Google (Foto: Reprodução/comScore))Cinco dos seis apps mais baixados nos EUA em 2012 são do Google (Foto: Reprodução/comScore)

Esta é a primeira vez que o Google Maps perde o primeiro lugar entre as aplicações mais utilizadas. A queda se deve, em parte, pelo fato de a Apple ter excluído o app do seu novo sistema operacional, o iOS 6. Porém, com as críticas ao serviço de mapas próprio da Apple e com a liberação do Google Maps para o iPhone, em dezembro passado, certamente a briga pela primeira colocação em 2013 vai voltar a ficar interessante.