segunda-feira, 30 de abril de 2012

Global Foundies anuncia nova tecnologia para fabricar processadores 3D

Método que "empilha" chips de 20 nm vai deixar aparelhos mais potentes no futuro.

 
(Fonte da imagem: Divulgação/Global Foundries)
A era de processadores de dispositivos móveis com baixa potência pode estar próxima do fim. A Global Foundries anunciou em seu site oficial o desenvolvimento de uma tecnologia que permite o empilhamento de chips, criando versões 3D dessas unidades e permitindo a combinação entre diferentes memórias e potências, especialmente para tablets e smartphones.
Criada em um dos complexos da companhia, a Through-Silicon Vias (TSV) consiste em buracos verticais impressos em silício e preenchidos com cobre. A partir daí, é possível estabelecer a comunicação entre circuitos integrados, no caso os fabricados na arquitetura de 20 nm. Com isso, é possível ligar chips de memória em um processador e, com essa conectividade tão próxima, aumentar sua banda e reduzir o consumo de energia, por exemplo.
Segundo a Global Foundries, o principal problema a ser resolvido é encaixar essas peças no interior de tablets e smartphones – um desafio para os designers das fabricantes que devem se interessar pelo novo método, como a NVIDIA. Os primeiros produtos fabricados com wafers (chapas utilizadas no desenvolvimento de processadores) contendo a tecnologia TSV são esperados apenas para 2013.

Eu já vi isso antes...

Tornar as unidades de processamento tridimensionais não é uma tecnologia inédita: você pode ter reconhecido acima muitos conceitos empregados na série Ivy Bridge, a nova geração de processadores da Intel.
A geração Ivy Bridge tem uma tecnologia similar. (Fonte da imagem: Divulgação/Intel)
A tecnologia Tri-Gate tem os mesmos objetivos do TSV: reduzir os custos e aproveitar ao máximo a comunicação entre os núcleos, fazendo com que a eletricidade gerada na comunicação não se perca e seja usada por completo para a transmissão de energia.


Tecnologia em campo: nova camisa espanhola monitora o coração dos atletas

Descubra como as novidades tecnológicas podem ajudar no desempenho dos atletas e até mesmo a prevenir que tragédias aconteçam.

Ao longo dos anos, os uniformes dos atletas em geral vêm evoluindo constantemente. A tecnologia sempre esteve presente, não só no desenvolvimento do esporte, como também no vestuário de cada modalidade.
No futebol, camisas retro dos clubes e seleções nunca saem de moda. Falando do modelo é claro, pois nem todos conseguem reproduzir o antigo uniforme feito de lã, ou ainda, aqueles calções pequenos e apertados da década de 70.
Em termos de tecnologia a evolução é notada a cada ano, sempre visando ajudar os jogadores para que tenham um desempenho cada vez melhor. São novos tecidos, ora mais leves, ora com uma melhor absorção. Porém o foco nunca foi estritamente na saúde dos jogadores.
Monitoramento cardíaco
Com os recentes casos de morte súbita nos gramados - incluindo a do ex-jogador da seleção espanhola, Puerta, que faleceu no próprio gramado durante uma partida da temporada 2007/2008 –, intensificaram-se os investimentos na saúde dos atletas.
Com o fim do últimoMonitoramento do coração campeonato espanhol, algumas equipes começaram a testar um novo tipo de tecnologia. Trata-se de uma camisa que traz revolucionários microchips embutidos que fazem um monitoramento cardíaco e respiratório, além de medir a capacidade de esforço do atleta.
Assim que “identificados” pela roupa, estes dados são enviados para serem processados em um computador habilitado – ou até mesmo serem transmitidos para um celular à beira do gramado.

A partir de quando?
O assunto é sério e vem sendo tratado com otimismo. Isso porque, após as camisas serem testadas pelo hospital Da Luz Monitorando a saúde dos atletas.em Madri, foram realizados testes também por atletas de alguns times de elite da Espanha, como os gigantes Real Madri e Barcelona.
Apesar do otimismo e dos bons resultados, a nova tecnologia ainda não deve entrar em campo. Segundo disse a federação Espanhola de futebol, em entrevista para a BBC Brasil, toda e qualquer regra do futebol é estabelecida por órgãos internacionais, e estes não permitem o uso de peças inteligentes sem uma prévia autorização.
Mas também não está descartado o seu uso em futuro breve, afinal de contas não é um artifício para melhorar o desempenho de determinado jogador, mas sim prevenir que desastres venham a se repetir. E não só no futebol como em vários outros esportes.
Tecnologia em campo na Copa
Falando em uniformes – desta vez sem monitoramento da saúde –, a Copa do Mundo de 2010 traz uma série de novidades que, além de demonstrarem evolução tecnológica, acirram a concorrência entre as marcas esportivas.
As seleções patrocinadas pela Nike deverão jogar com uma camisa que conta com furos laterais feitos por laser, com a função de refrescar o corpo do atleta e ajudar na transpiração. A ideia é que isso, consequentemente, melhore o seu rendimento em campo.
Já a principal concorrente, Adidas, traz uniformes fabricados com um novo tecido, chamado pela marca de Techfit. Feito com uma combinação que traz plásticos maleáveis e poliuretano, a promessa é que o atleta tenha o uniforme mais maleável e agarrado ao corpo, diminuindo assim a sua fadiga e, de quebra, dificultando o trabalho dos adversários que queiram agarrar o seu uniforme.
Outros esportes
Não só no uniforme dos boleiros a tecnologia está presente. Recentemente foram proibidos  os “supermaiôs” da natação. Desenvolvidos por uma empresa especializada em conjunto com a NASA, eles tinham um peso insignificante e, principalmente, reduziam drasticamente o atrito do nadador com a água, tornando-o muito mais veloz.
Na Formula 1 os macacões cumprem vários papéis diferenciados. Além de “vestirem”, devem proteger contra o calor – dentro do carro chega-se a temperaturas superiores a 50 graus –, assim como chuvas, batidas, prover proteção contra estilhaços e, de quebra, não podem incendiar de jeito nenhum, pois o macacão é a principal defesa do piloto contra o fogo.
Mantendo o corpo em sua temperatura ideal.
Já nas últimas Olimpíadas de Inverno em Vancouver, no Canadá, alguns uniformes e acessórios trouxeram tecnologias inovadoras. Atletas usaram um colete que trabalhava mantendo a temperatura do corpo a estáveis 36 graus, deixando assim toda a sua energia canalizada para a competição.

Ouvir música durante a corrida pode melhorar a sua performance

Pesquisador sugere que o desempenho de alguns atletas pode melhorar em até 15% com o estímulo sonoro

 
(Fonte da imagem: Thinkstock)
Se você gosta de correr, provavelmente não é nenhuma surpresa que ouvir música durante os exercícios pode melhorar o seu desempenho. Entretanto, você saberia dizer em quanto a sua performance pode aumentar?
De acordo com o The Guardian, Costas Karageorghis, um pesquisador da Universidade Brunel, de Londres, afirma que o desempenho de corredores enquanto se exercitam ouvindo música pode ser até 15% melhor. Contudo, nem todos os corredores se beneficiariam desse tipo de estímulo.

Focados x distraídos

O pesquisador identifica dois tipos de atletas: os de elite, que buscam o estímulo para correr dentro de si mesmos, através da concentração; e os demais atletas, que tendem a buscar estímulo e distração em algo que esteja ocorrendo ao seu redor. Karageorghis acredita que o segundo tipo de atleta é o que mais se beneficiaria do estímulo oferecido pela música.
Se você não é do tipo que se concentra na sua força interior para ultrapassar as suas próprias barreiras pessoais, crie uma lista com as suas músicas favoritas e tire proveito do seu ritmo para chegar cada vez mais longe.


Ônibus espaciais comerciais são testados em túneis de vento

Empresas, que pretendem comercializar viagens espaciais próximas à Terra, realizam testes com seus protótipos.

 
Dream Chaser, da Sierra Nevada Corp., deve decolar ainda este ano. (Fonte da imagem: Reprodução/Sierra Nevada Corporation)
Não deve demorar muito para que viagens ao espaço sejam comercializadas, pelo menos não no que depender das empresas que pretendem entrar nesse ramo. Até agora, são duas as que realizam testes com protótipos: a Blue Origin (criada pelo fundador da Amazon Jeff Bezos) e a Sierra Nevada Corporation.
A companhia de Bezos apresenta uma espaçonave diferente do tradicional, de forma bicônica, com um lado plano e um flap ventral. A ideia desse tipo de desenho, conforme relatou à revista Wired o presidente da empresa, Rob Meyerson, é obter um volume maior do que suportam os ônibus espaciais convencionais. Além disso, ela deve garantir melhor controle na reentrada atmosférica da nave.
Já a Sierra Nevada Corporation apresenta a sua Dream Chaser, que tem sido testada em túneis de vento com fumaça para colocar à prova os impactos da resistência do ar sobre sua fuselagem. Ela usa um método de lançamento semelhante ao da NASA, partindo do topo de um foguete, e deve fazer seu primeiro voo ainda em 2012.


Mapa mostra tamanho médio dos seios ao redor do mundo

Jornal alemão publicou estatística curiosa porém sem embasamento científico.

de 2012
(Fonte da imagem: Reprodução/TargetMap)
Publicação de maior tiragem na Alemanha, o Bild publicou um mapa que mostra uma estatística com relevância jornalística contestável porém bastante curiosa: a média do tamanho dos seios das mulheres de todo o globo.
O gráfico é simples: quanto mais forte a cor, maior é o tamanho médio dos sutiãs das mulheres (e dos seios, consequentemente). Baseando-se no desenho, portanto, as russas e escandinavas são as mais "privilegiadas", enquanto as mulheres de regiões da Ásia, como a China, são as de menor classificação. Colorido em cinza, o Brasil está exatamente na metade da tabela, com os mesmos números de Austrália, Canadá e parte da Europa.
O problema, segundo a Business Insider é que a informação é bem contestável, já que não há nenhum embasamento científico na publicação – a única informação passada pelo Bild é de que o TargetMap foi o responsável pelo levantamento.
Fontes: Business Insider, Bild


Como bloquear as atualizações do ex-namorado(a) e outras pessoas indesejáveis no Facebook

Evite o acompanhamento de publicações que você não faz questão de ver, com uma solução mais do que simples e silenciosa.

Os usuários que costumam acessar assiduamente o seu perfil nas redes sociais, e acompanhar as publicações dos amigos, provavelmente se deparam com postagens de pessoas que não são tão desejáveis. Com o passar do tempo, essa situação se torna cada vez mais chata e incômoda.
No caso dos usuários do Facebook, essa situação está longe de ser um problema sem solução. A rede social disponibiliza uma função que possibilita o cancelamento das atualizações de pessoas indesejáveis, seja ela ex-namorado(a) ou simplesmente alguém que não gostamos.
O melhor dessa funcionalidade oferecida pelo Facebook é que o usuário pode ocultar as postagens sem que o seu “amigo” fique sabendo da ação realizada. Dessa forma, você evita a criação de desavenças desnecessárias e fica livre de postagens incômodas.

Pré-requisitos

Este é um tutorial específico para os usuários que possuem uma conta ativa no Facebook. Se esse não é o seu caso, mas você gostaria de ingressar na comunidade que já conquistou milhões de pessoas ao redor do mundo, clique sobre o botão relacionado ao artigo que ensina como fazer uma conta na rede social.
  • Facebook

  • Como fazer um Facebook

Faça você mesmo

A seguir são mencionados os passos que devem ser seguidos para que a ocultação de postagens indesejadas seja ativada. As etapas estão dividas em dois blocos, sendo que o segundo mostra como conferir a lista completa com todos os amigos bloqueados e como fazer para cancelar a ação realizada.

Oculte atualizações de usuários indesejáveis

1. Primeiramente, faça o login no Facebook;

2. Em seguida, acesse o seu Feed de notícias na rede social. Nessa página, é possível ver, comentar, curtir e compartilhar as publicações enviadas por seus amigos;
3. Quando você passa o cursor do mouse sobre uma postagem, é mostrado um pequeno “X” na parte superior direita do item.

4. Clique sobre este botão para acessara funcionalidade de ocultação;
5. Por padrão, são três as possibilidades exibidas: “Ocultar essa publicação”, “Ocultar todos por [nome do autor da postagem]” e “Denunciar publicação ou spam”.
Observação: no caso de publicações que envolvam aplicativos específicos, como vídeos do YouTube e postagens do Twitter, o Facebook oferece uma quarta opção (“Ocultar todos por [nome do programa ou site]”) que permite a ocultação de todas as atualizações vindas desses dispositivos.

6. Clique sobre a ação que você deseja desempenhar e o Facebook retorna uma mensagem confirmando a ocultação. Nesse mesmo texto, a rede oferece a opção de “Editar opções do Feed de notícias”, bem como de “Excluir amigo [nome do usuário]”.

Lista de amigos bloqueados e cancelamento da ocultação

1. Quando você clica na opção “Editar opções do Feed de notícias”, que aparece quando você ativa a ocultação das postagens de um amigo, é aberta a tela com a lista completa dos usuários bloqueados. Nessa mesma janela, também é possível desfazer a ação. Porém, se você não clicou nesse link naquele momento, e deseja acessar essa tela agora, é preciso utilizar outro caminho;

2. No topo da página, na parte central, clique em “Mais recentes” para abrir uma janela de opções;
3. Certifique-se de que o item “Mais recentes” está selecionado;
4. Em seguida, clique em “Editar opções...”, o último item dessa tela;

5. Ao fazer isso, é aberta a janela “Editar as configurações do Feed de notícias”, mostrando a lista dos amigos bloqueados na seção “Ocultar publicações de:”;
6. Para cancelar o bloqueio, clique sobre o “X” exibido no lado direito do nome da pessoa. No mesmo instante, as publicações desse usuário passam a fazer parte do seu Feed de notícias novamente.


Maioria dos internautas trairia se não pudesse ser descoberta.

Estudo revela que as redes sociais influenciam cada vez mais os relacionamentos e que a beleza não é o maior atrativo de uma pessoa. Porém, proximidade física é essencial para começar um namoro.
 

As redes sociais chegaram para ficar. Além de serem poderosos mecanismos de comunicação, esses serviços se tornaram interessantes ferramentas para os relacionamentos amorosos. Com esse cenário em mente, a Lab42 (empresa especializada em pesquisa de mercado sobre consumidores na internet) resolveu descobrir um pouco mais sobre o impacto das redes sociais na vida das pessoas.
De acordo com a publicação original, a pesquisa foi realizada com 550 usuários de redes sociais (com mais de 18 anos) entre os dias 27 e 30 de outubro. Em meio a mais de uma dezena de resultados, alguns deles são surpreendentes.

Beleza não é tudo

Segundo o levantamento realizado, para 23% dos entrevistados a característica que mais os atrai em outra pessoa é uma personalidade parecida com a deles, seguida em segundo lugar por valores familiares, com 20%.
Ao contrário do que muitos acreditavam, a beleza física ficou na última posição, com 11%, atrás de o “candidato” ser emocionalmente atencioso (12%) e apresentar humor similar (13%). Religião, visão política, carreira profissional orientada, estabilidade financeira e gosto musical somaram 23% das respostas.

Traição é traição

A traição foi outro assunto abordado pela pesquisa. Conforme o informativo, 48% dos homens e 53% das mulheres afirmam já terem sido traídos. Na via contrária, 42% dos entrevistados do sexo masculino e 24% do sexo feminino trairiam seus parceiros caso não houvesse chances de serem descobertos.

Comunicação virtual

O Facebook também é o meio de comunicação preferido dos apaixonados. Após conhecerem uma pessoa e se sentirem atraídos por ela, 57% dos participantes da pesquisa adicionam o “alvo” como amigo na rede social – ficando bem acima dos 11% que o seguiriam no Twitter.
Além disso, o serviço criado por Mark Zuckerberg é o principal recurso para comunicar o começo ou desfecho de um relacionamento. Assim que iniciam uma nova empreitada amorosa, 38% das pessoas atualizam o seu “status” na rede social imediatamente – enquanto uma massa de 52% faz a mesma coisa quando termina um namoro.
Outras tecnologias também são amplamente utilizadas para a comunicação entre os pombinhos apaixonados – as mensagens de texto são a forma mais usada por alguns casais. Um grupo que corresponde a 38% do universo pesquisado envia 11 torpedos ou mais para seus parceiros.
No geral, 65% dos respondentes afirmam usar esse tipo de recurso. Contudo, as ligações ainda dominam o dia a dia dos namorados, obtendo 67% de confirmações entre os internautas pesquisados.

Por outro lado, a tecnologia fica longe das tradicionais “discussões de relacionamento”: 67% dos entrevistados nunca terminaram uma relação por email, SMS ou Facebook e 60% afirmam que jamais fariam isso.

Alma gêmea

Embora as redes sociais e outras tecnologias influenciem bastante nos relacionamentos contemporâneos, o romantismo ainda vive nos corações dos internautas. Segundo o levantamento divulgado, 75% dos usuários acreditam que existe apenas uma alma gêmea para cada pessoa.
Acompanhando esse sentimento de amor e sinceridade, 77% dos entrevistados não utilizam sites de encontros, pois acham que as pessoas mentem demais sobre elas mesmas nesse tipo de serviço, ou seja, o olho no olho ainda é o grande motivo do aceleramento dos batimentos cardíacos dos apaixonados.

10 apps para descobrir se você está sendo traído

Você está desconfiado de alguém? Fizemos uma seleção para tirar todas as suas dúvidas e pegar o traidor no flagra!
 
Até pouco tempo atrás, quem queria descobrir uma traição poderia contar apenas com detetives particulares para a missão. Agora, se a pessoa de quem você desconfia usa um smartphone, seja um Android ou iPhone, você pode contar com diversos aplicativos que fazem esse trabalho.
Todos os apps são simples e permitem que você confira o que a pessoa está fazendo, os lugares que frequenta e, até mesmo, descobrir com quem ela anda trocando mensagens ou para quais números ela liga com mais frequência. A lista também é útil para quem quer ter um registro das atividades de seus filhos, mantendo sempre informações atualizadas para a segurança das crianças.
Atenção: nenhum destes apps fica completamente escondido no sistema, então, a possibilidade de que a pessoa descubra seus planos é grande. Além disso, grampear aparelhos de terceiros é crime. A intenção do artigo é apenas mostrar o funcionamento das ferramentas e não nos responsabilizamos pelo seu mau uso ou pelas consequências caso você não informe ao dono do aparelho sobre o monitoramento.

Android

Androidonweb.com

    
Ter o app instalado no gadget e acessar o endereço androidonweb.com é tudo o que você precisa para visualizar diversos dados do aparelho, usando qualquer computador. A única informação que você precisa é a senha da conta do Google integrada ao gadget. Você pode retirar a necessidade de permissão de monitoramento e conferir sempre as mensagens enviadas, recebidas, contatos adicionados e galeria de imagens. Além disso, você pode também conferir a localização atual do aparelho, caso ele esteja conectado à internet.

LogMeIn Ignition

Se você tem um Android e quer monitorar o computador de alguém, isso é possível por meio do LogMeIn Ignition. Com ele, você acessa qualquer informação em um PC que tenha o software instalado. Você pode deixar todas as senhas salvas para facilitar o trabalho. Mas lembre-se que o app permite o total acesso remoto, ou seja: qualquer movimento feito em seu gadget acontece também no PC.

Phonedeck

O Phonedeck é o aplicativo ideal para ter controle sobre ligações, mensagens e contatos de qualquer aparelho ligado à sua conta. Com ele, você pode monitorar mais de um gadget ao mesmo tempo e saber quais são os números mais discados, incluindo o tempo de duração de cada papo. Você também pode saber qual foi a conversa mais longa e a média de tempo de ligação.

Spy Phone PRO+

O Spy Phone PRO+ é mais um app que promete trazer para você um histórico completo de localização, ligações e mensagens de texto. O app mostra tudo o que foi enviado ou recebido por SMS após sua instalação, mesmo que as informações já tenham sido apagadas pelo dono do telefone.

Call Recorder

    
A ajuda do Call Recorder é para quem quer gravar ligações telefônicas, tanto as feitas pelo aparelho, quanto as recebidas. Ele permite que todas as conversas sejam armazenadas no gadget. Você pode, inclusive, desativar as notificações para que elas não apareçam ao final de cada ligação gravada.

GPS Tracker Pro

O GPS Tracker Pro é um aplicativo que foca apenas na geolocalização de um aparelho. Com ele, você pode ter atualizações a cada cinco segundos sobre o lugar em que uma pessoa está, conferindo no mapa cada passo dado. O app é bastante prático para quem quer monitorar um telefone com Android usando outro gadget, também com Android.

iPhone

Find My iPhone

O Find My iPhone é um aplicativo desenvolvido pela própria Apple para que você consiga encontrar um iPhone perdido. Com ele, você pode usar outros gadgets da marca para localizar seu aparelho em qualquer lugar do mundo. A localização aparece em tempo real, e você pode localizar diversos aparelhos ao mesmo tempo.

Find My Friends

O Find My Friends é mais um app da própria Maçã que pode ajudar você a ficar sempre de olho em qualquer pessoa de sua rede. Mais uma vez, aqui é preciso ter outro aparelho da Apple para que ele funcione. Você pode conferir a localização de seus contatos enquanto eles contarem com a chave “Ocultar dos seguidores” desabilitada.

TeamViewer

O TeamViewer é a alternativa no iOS para quem precisa monitorar um computador de longe. Com ele, você pode conferir tudo o que acontece na maquina, mesmo não estando perto dela. O sistema funciona tanto em computadores da Maçã quanto em PCs. Você só precisa instalar o software na máquina a ser monitorada e seguir para a parte de permissões. Mesmo que o sistema traga uma senha a cada vez que o computador é ligado, você pode definir uma código universal para todas as vezes que precisar acessar a máquina.

iTrust

    
iTrust é um aplicativo que faz exatamente o caminho inverso: se você acha que alguém está desconfiando de você e abre mensagens ou emails em seu iPhone quando você não está por perto, ele é o app perfeito para denunciar o bisbilhoteiro. O iTrust vai monitorar as tentativas de qualquer pessoa sempre que você deixar seu smartphone sozinho com o sistema aberto.

Olimpíadas de Londres vai contar com o maior McDonald´s do mundo

Restaurante temporário deve servir mais de 60 mil Big Macs e 180 mil porções de batatas fritas durante as seis semanas dos jogos olímpicos.

(Fonte da imagem: Divulgação/McDonald’s) 
Atualmente, o maior McDonald’s do mundo fica em Orlando, Flórida, mas ele está prestes a perder o título, ao menos por algumas semanas. A rede de lanchonetes está preparando uma ação de impacto para os Jogos Olímpicos de Londres (2012): ao longo das seis semanas de evento, os turistas vão contar com o maior restaurante já criado pela empresa.
Ali, devem ser servidos mais de 60 mil Big Macs e cerca de 180 mil porções de batatas fritas. Para isso, o McDonald’s deve contratar cerca de 2 mil funcionários, uma marca bastante impressionante para um restaurante que deve permanecer aberto por menos de dois meses. A expectativa é que cerca de 2 mil pessoas passem pela lanchonete todos os dias.
Em sua conta oficial do Flickr, o McDonald’s publicou algumas imagens do projeto.

NASA publica imagem de 64 megapixels da Terrra

Gigantesca foto traz detalhes incríveis de nosso planeta



A Terra em alta resolução. (Fonte da imagem: Galeria de NASA Goddard Photo and Video) A imagem acima é apenas uma miniatura da gigantesca foto divulgada recentemente pela NASA, mas, mesmo assim, já impressiona. A fotografia de 64 megapixels foi divulgada no Flickr oficial da agência espacial e, nela, vemos detalhes incríveis dos continentes e do oceano.

Para conferir a imagem em tamanho real, clique aqui.