quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Simuladores ficam 80% mais rápidos



Simuladores ficam 80% mais rápidos
A nova técnica permite a integração direta da geometria produzida em um programa CAD para a análise de elementos finitos, sem precisar passar pela etapa de geração de malha.[Imagem: Schillinger et al.]
Geração de malha
As simulações feitas em computador tornaram-se uma parte indispensável não apenas dos estudos científicos, mas também do processo de design de novos produtos.
Os simuladores são programas que descrevem matematicamente um sistema qualquer, de um parafuso a um avião inteiro, no caso das engenharias.
No entanto, a técnica matemática padrão usada para compor esses programas, conhecida como método de elementos finitos, exige uma etapa chamada geração de malha, durante a qual são traçados os contornos e superfícies do objeto em questão.
E a geração de malha é demorada, pesada em recursos computacionais, e sujeita a erros.
Do CAD para os elementos finitos
Agora, Dominik Schillinger e seus colegas da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, criaram uma alternativa.
A nova técnica permite a integração direta da geometria produzida em um programa CAD para a análise de elementos finitos sem precisar passar pela etapa de geração de malha.
Eles demonstraram as vantagens de seu sistema na prática, realizando com sucesso a simulação de uma hélice de navio e de uma roda de automóvel, diretamente a partir dos respectivos modelos CAD.
A eliminação da etapa de geração de malha reduz o tempo de análise global, em relação ao padrão de elementos finitos, em mais de 80%.
Prêmio
A nova tecnologia de simulação tem potencial para influenciar fortemente o processo de projeto nas áreas mecânica, aeroespacial, automotiva e de engenharia civil.
O trabalho de Schillinger foi apresentado e premiado durante o Congresso Mundial de Mecânica Computacional, realizado em São Paulo em Julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário