terça-feira, 7 de agosto de 2012

Samsung Galaxy Tab 7.7 é a mistura ideal de tamanho e processamento

Parece que os tablets com telas menores estão mesmo chegando para ficar, e graças à Samsung. Uma das primeiras e quase únicas do país a investir em tablets de 8 polegadas para baixo, ela traz no Tab 7.7 todo o poder dos grandes gadgets, aliado a uma tela mais discreta e econômica na bateria.
Com o lançamento do tablet Nexus 7 pelo Google e do já famoso Kindle Fire da Amazon, percebemos que o mercado está preenchendo uma lacuna que até então não havia sido explorada. Para o Brasil, essa é uma boa notícia. Vamos ver como o P6800 se saiu?
Pequeno, é ideal para leituras discretas (Foto: Reprodução/Stella Dauer) (Foto: Pequeno, é ideal para leituras discretas (Foto: Reprodução/Stella Dauer))Pequeno, é ideal para leituras discretas (Foto: Reprodução/Stella Dauer)
Design
O visual do Tab 7.7 não se afasta em quase nada dos outros tablets do mercado, ainda mais da linha Tab da Samsung. Bordas arredondadas, traseira metalizada e a frente dominada pela tela, sem novidades. Mas isso não quer dizer que ele não seja bonito, pois sua simplicidade conquista os mais exigentes.
Ele é leve, apenas 340 gramas, muito bom para segurar nas mãos. Sua traseira tem uma tampa de metal escovado e as extremidades possuem detalhes em plástico prateado fosco. É aqui também que ficam a câmera e o flash. A frente traz apenas a tela, saída de som, câmera e sensores. Não há qualquer botão, de toque ou físico.
Traseira em metal e plástico (Foto: Reprodução/Stella Dauer)Traseira em metal e plástico (Foto: Reprodução/Stella Dauer)
Na lateral esquerda encontramos tampas que protegem a entrada do chip SIM e do cartão microSD. Do outro lado, os botões de energia e volume. Em cima, um microfone e a entrada para fones. Na parte de baixo, mais um microfone, saídas de som e a conexão proprietária da Samsung, que também serve para carga.
Tela
A tela é um sucesso. Com 7.7 polegadas, essa Super AMOLED Plus capacitiva tem 16 milhões de cores e definição de 800 x 1280 pixels. De ótima qualidade, é brilhante, tem cores vibrantes e um preto convincente. Nem precisa dizer que é ótima para ver vídeos e jogar bons jogos em alta definição, né?
Saída de som e câmera frontal (Foto: Reprodução/Stella Dauer) (Foto: Saída de som e câmera frontal (Foto: Reprodução/Stella Dauer))Saída de som e câmera frontal (Foto: Reprodução/Stella Dauer)
Hardware e processamento
Aqui está um grande pró desse tablet. Apesar do tamanho, a Samsung não descuidou do processamento, o que pode ser bem visto no preço médio do aparelho. Temos nada menos do que um dual core de 1.4GHz com 1GB de RAM, um conjunto respeitável. Com a tela menor, todo esse potencial é revertido em processamento gráfico concentrado.
Jogos pesados como Blood and Glory, Mass Effect e GTA III rodaram suave na brilhante tela. Seu tamanho é bom para jogos, já que é possível segurar o tablet com as duas mãos e acessar tudo com os polegares. O desempenho também foi bom no multitarefa, com a possibilidade de usar mais de 10 aplicativos ao mesmo tempo sem engasgos, com transições igualmente tranquilas.
Tampas protegem cartão microSD e chip SIM (Foto: Reprodução/Stella Dauer)Tampas protegem cartão microSD e chip SIM (Foto: Reprodução/Stella Dauer)
O resultado do benchmark utilizando o aplicativo Quadrant Standart foi ótimo. Os 3254 pontos obtidos pelo Tab 7.7 o deixaram abaixo apenas do HTC One X e do ASUS Transformer Prime. O pequeno ficou na frente de dispositivos como Galaxy Tab 10.1, Galaxy Nexus e o Motorola Atrix 4G. Em conexões, é completo: Wi-Fi a/b/g/n, Wi-Fi hotspot, Wi-Fi Direct, GPS com A-GPS, Bluetooth 3.0 e 3G. Os sensores também são os de sempre para tablets: acelerômetro, giroscópio, bússola e de proximidade.
Sistema operacional e usabilidade
Infelizmente não dá para elogiar muito no quesito sistema operacional. Enquanto os tablets mais atuais já estão chegando com o Ice Cream Sandwich e esperam o update para o Jelly Bean, o P6800 vem com a versão 3.2 Honeycomb do Android. Isso não é de todo ruim, mas para alguém que já interagiu com essas versões mais recentes, a diferença é grande, e acaba vendo o Honeycomb como um atrapalhado.
O sistema é pouco mexido, havendo apenas a presença da TouchWiz, interface que caracteriza todos os produtos móveis da Samsung. Cores escuras, transições mais adequadas para grandes telas e ícones e menus melhor projetados para atender as necessidades de tamanho e usabilidade. Também não há Swype para o teclado, mas isso pode ser resolvido com um download.
Botões de energia e volume (Foto: Reprodução/Stella Dauer)Botões de energia e volume (Foto: Reprodução/Stella Dauer)
De toda forma, o teclado é bem preciso e tem boa resposta háptica, e é possível até mesmo arriscar alguns textos na tela. Nas configurações, dezenas e dezenas de opções para serem configuradas, assim como as opções de widgets na home, em uma das 7 janelas disponíveis. Ele tem suporte a Flash e Java, e por ter 3G e microfones, pode-se realizar ligações telefônicas normalmente.
Seu uso é muito confortável. O tablet é leve, fino e não pesa na mão. É bem indicado para leitura, embora a pequena moldura ao redor da tela atrapalhe um pouco e às vezes até cause erros de toque. O tamanho é bom para levar na mochila ou na bolsa e para usar um tablet discretamente, com um objeto menor, que pode até ser disfarçado em uma agenda.
Aplicativos
Isso é o que não falta Galaxy Tab 7.7. A Samsung encheu o aparelho de aplicativos, alguns nem muito úteis. Contamos com os tradicionais do Google: Gmail, Gtalk, Latitude, local, Mapas, Play Store, Pesquisa por voz e YouTube. Ele não vem com nenhum jogo, mas possui apps de entretenimento com o NetMovies, Pulse e o leitor de livros da Livraria Cultura.
Falando em leitura, também temos o Readers Hub, que traz jornais, revistas e livros. O Social Hub, outro app da Samsung, é um agregador de redes sociais e mensagens, para manter sua vida social em um só lugar. Os básicos também estão aqui: alarme, calculadora, calendário, contatos, email e eBook. Há outros como editor de fotos, criador de vídeos, gerenciador de tarefas e de arquivos, horário mundial, nota digital, notas, manual do usuário, Game Hub e suíte Polaris Office.
Câmera
O sensor é de 3 megapixels e isso não é muito. Em compensação, essa câmera tem autofoco, flash de LED e grava em HD simples (720p). Quando comparado, por exemplo, com o Galaxy Note, percebemos a diferença entre 3 e 8 megapixels, e fica claro que a câmera do Tab 7.7 é boa, mas muito abaixo do Note. As fotos têm menos suavidade, mas têm cores bem acertadas.
Há também uma câmera secundária junto à tela, para videoconferências, com sensor de 2 megapixels. Na gravação de vídeos ele até se saiu bem. Em situações de boa luz é até muito boa. Em baixa luz mostra ruídos, mas serve para registros, uma vez que é HD.
Câmera possui flash, mas não é muito potente (Foto: Reprodução/Stella Dauer)Câmera possui flash, mas não é muito potente (Foto: Reprodução/Stella Dauer)
Música e mídia
O som externo é bem alto e de boa qualidade. Se utilizado na vertical, tem um bom estéreo, mas na horizontal (como se costuma assistir vídeos) fica um pouco prejudicado. Ainda assim, é ótimo. Os fones intra-auriculares brancos que vêm na caixa são de boa qualidade. Nesse quesito, a Samsung fez um bom trabalho. E ele também tem rádio FM.
O Tab reproduz vídeos em HD, mas por não conter uma conexão HDMI não se pode passar vídeos em Full HD, o que seria uma grande vantagem. Ainda assim, parece o dispositivo perfeito para uma pessoa assistir um vídeo. Pequeno e com tela luminosa, o tablet se adapta bem à mão. Não causa nenhum incômodo pelo peso e pode até ser usado na cama ou no transporte.
Saídas de som estéreo e conexão proprietária da Samsung (Foto: Reprodução/Stella Dauer)Saídas de som estéreo e conexão proprietária da Samsung (Foto: Reprodução/Stella Dauer)
Bateria e armazenamento
Em stand-by, o Tab 7.7 passa de um dia longe da tomada, com usos bem ocasionais. Já com uso pesado, como jogos, filmes e internet, esse tempo cai para 16 horas. Ainda assim é um ótimo número, muito competitivo em relação a outros modelos com tela maior. É uma outra vantagem da tela menor, com gasto mais racional da carga.
A Samsung não trouxe para o Brasil os modelos com 32 GB e 64 GB, então ficamos mesmo com o de 16 GB – dos quais apenas 13 GB estarão disponíveis para o usuário. Já é um bom espaço, mas quando você começa a colocar vídeos, revistas, jogos pesados e outros arquivos, vê que não dá para muita coisa. Ainda bem que isso pode ser resolvido, pois há uma entrara para cartão microSD que aguenta memórias de até 32GB, somando 48GB. Aí sim!
O que vem na caixa
A caixa é preto no branco, mais simples impossível. Além do aparelho encontramos pequenos manuais, cabo USB, carregador de viagem, fones de ouvido intra-auriculares e borrachinhas para ajuste do fone. Se ele tivesse a conexão HDMI, poderia acompanhar um cabo.
Conteúdo da caixa (Foto: Reprodução/Stella Dauer)Conteúdo da caixa (Foto: Reprodução/Stella Dauer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário