segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Robô X-RHex usa uma cauda para sempre cair em pé

Pesquisadores das universidades de Berkeley e da Pensilvânia, nos Estados Unidos, amadureceram o conceito de Tailbot, um robô que usa uma cauda para sempre cair em pé, e criaram um protótipo chamado de X-RHex, capaz de sofrer quedas, mudar sua posição no ar e tocar o solo com amortecimento.
Conceito Tailbot visa a criação de robôs mais ágeis e seguros para resgates (Foto: Reprodução)Conceito de X-Rhex visa à criação de robôs mais
ágeis para resgates (Foto: Reprodução)
O pequeno robô de seis “patas” e uma cauda é o resultado de um projeto que visava à criação de uma doutrina ou técnica simples e de baixo custo que permitisse a concepção de um robô capaz de corrigir sua posição em queda livre, sempre caindo em pé. As aplicações do conceito no futuro podem ser importantes para robôs de resgate, em missões da NASA ou das forças armadas.
Para chegar ao X-RHex, o time de engenheiros resolveu colocar uma cauda no equipamento. A inspiração veio da natureza, observando principalmente o comportamento dos gatos e lagartos que, ao cair, conseguem preparar-se para chegar ao solo sempre com as patas para baixo. Instintivamente, os animais usam as caudas para se equilibrarem. E o X-RHex faz o mesmo.
Resolvido o problema de como corrigir o rumo numa queda livre, resta a possibilidade de danos no choque com o solo. Por conta disso, o Tailbot tem suas “patas” adaptadas da ideia de uma mola: ao tocarem o chão, elas flexionam, amortecendo o impacto, o que previne danos físicos ao robô. Entre os possíveis usos do sistema no futuro, destaca-se a possibilidade de criação de robôs de resgate que poderiam transitar com mais segurança em lugares de difícil acesso, como escombros de um desabamento. Além disso, é uma forma de resolver as complexas demandas de pouso das espaçonaves que as agências espaciais enviam a outros corpos celestes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário