segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Quase arquivamos o iPhone', disse Jony Ive, designer sênior da Apple

Em participação no evento de negócios Creative Content Summit realizado nesta terça-feira (31), na Inglaterra, Sir Jonathan Ive ou Jony Ive, designer sênior da Apple, fez alguns comentários sobre o processo de criação do iPhone. Dentre eles, um grande problema quase impediu que o iPhone chegasse às prateleiras.
"Quase arquivamos (iPhone) porque achamos que houveram problemas fundamentais que não pudemos resolver." - Jony Ive (Foto: Reprodução)"Quase arquivamos (iPhone) porque achamos que
houveram problemas fundamentais que não pudemos
resolver." - Jony Ive (Foto: Reprodução)
Ive é certamente um dos empregados da Apple mais conhecidos no mundo, e hoje é o vice-oresidente de design industrial da empresa. Ele é homem por trás de quase todos os produtos da Apple, desde 1992.
Um exemplo de problema fatal citado por Jony Ive no processo de criação do iPhone foi que os usuários, ao segurarem o telefone próximo ao ouvido, acidentalmente pressionavam os botões na tela. A Apple resolveu o problema com o sensor de proximidade, que apaga a tela enquanto o usuário coloca o aparelho junto ao ouvido.
Outra observação de Ive era falar “muito alto” sobre as virtudes do produto. Segundo ele, este é um sintoma de que o produto não está pronto para o mercado. O designer acredita que ao falar demais sobre um aparelho, é como se você estivesse tentando se convencer de que o produto é bom. Assim, para ele, essa é a hora de voltar a prancheta de desenhos.
"Eu acho que algumas das coisas mais corajosas que já fizemos, são aquelas em que realmente você diz, 'isso é bom e é competente, mas não é grande'." - Jony Ive (Foto: Reprodução)"Eu acho que algumas das coisas mais corajosas que
já fizemos, são aquelas em que realmente você diz,
'isso é bom e é competente, mas não é grande'."
- Jony Ive (Foto: Reprodução)
Jony explicou que fazer “grandes produtos”, são a prioridade no processo de concepção de um dispositivo da Apple, antes do dinheiro. Refletindo ainda sobre um momento em que Apple esteve à beira da falência, ele disse que Steve Jobs surgiu com o pensamento: o foco em produtos grandiosos deve vir antes de quanto dinheiro a empresa pode fazer. Se você criar grandes produtos, o dinheiro virá. Esta era a filosofia de Jobs que fez a empresa se reerguer e colocar Ive no centro de design da Apple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário