quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Pesquisadores desenvolvem bateria totalmente flexível

Um passo fundamental para a construção de dispositivos móveis flexíveis foi dado com a pesquisa do Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia. Trata-se da invenção de baterias com corpo flexível, que podem sofrer torções sem perder suas capacidades elétricas.
Bateria revolucionária pode aproximar o lançamento dos primeiros dispositivos flexíveis (Foto: Reprodução) (Foto: Bateria revolucionária pode aproximar o lançamento dos primeiros dispositivos flexíveis (Foto: Reprodução))Bateria flexível pode aproximar o lançamento dos
dispositivos maleáveis (Foto: Reprodução)
A flexibilidade da bateria foi obtida com uma ideia simples: a equipe a construiu sobre uma camada fina de um substrato que pode ser dobrado. A aplicação de uma bateria em algo tão fino e maleável era um problema até então sem solução, já que o único tipo de substrato que aceitava eletrodos e conseguia conduzir energia era o orgânico. A questão é que o material não produzia a voltagem necessária para fazer um dispositivo funcionar. Os pesquisadores conseguiram contornar a dificuldade e criaram um dispositivo realmente funcional.
O mais impressionante no resultado dos técnicos sul-coreanos é que, além de poder ser dobrada sem problemas, a saída de energia da bateria não oscila em nenhum momento: independente da torção, a voltagem permanece sempre estável. No vídeo gravado para divulgar o projeto, o objeto é dobrado de diversas maneiras enquanto um medidor aponta a quantidade de carga presente.

As aplicações para este tipo de tecnologia são inúmeras, ainda mais se somadas às telas flexíveis, que já estão sendo desenvolvidas por algumas fabricantes. Além de aparelhos maleáveis, como smartphones e tablets, há a possibilidade da criação de e-readers com a espessura e as características mecânicas de uma folha de papel, algo que contribuiria muito para a popularização do “papel digital" em nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário