segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O que são fotografias superexpostas e subexpostas?

Certamente você já tirou uma foto que ficou clara demais ou escura demais e por isso não ficou boa. Isso depende da quantidade de luz a que uma fotografia é exposta. Se ela é exposta a muita luz e fica muito clara, dizemos que foi superexposta. Se, ao contrário, a foto é exposta a pouca luz e por isso fica escura, dizemos que ela foi subexposta.
Foto superexposta e subexposta (Foto: Mariana Coutinho)Foto superexposta e foto subexposta. Fotografias tiradas na praia de Icaraí, em Niterói, no mesmo ponto e no mesmo horário (Foto: Mariana Coutinho)
A fotografia é extremamente dependente da luz.  Os raios luminosos são captados pela lente da câmera e ficam gravados na superfície fotossensível (o sensor ou o filme). A abertura do diafragma determina a quantidade de luz captada. Quanto maior a abertura, mais luz será captada e vice-versa. A velocidade do obturador controla o tempo que a foto ficará exposta aos raios luminosos. Quanto mais tempo, mais clara a imagem. Assim, a exposição depende desses dois fatores: a velocidade do obturador e a abertura do diafragma .
Quando uma foto é superexposta, vários pontos da imagem ficam “estourados”, ou seja, ficam brancos e sem informação. Enquanto em uma foto subexposta, muitos pontos ficam pretos, sem informação da mesma forma.
A super e a subexposição, no entanto, nem sempre são um erro. Os fotógrafos profissionais usam esses efeitos a seu favor. Assim, eles aproveitam o excesso ou a falta de luz para destacar aspectos das imagens que lhes sejam convenientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário