quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Meme Thug Life se espalhou pela web; entenda o motivo

A expressão “Thug Life” nasceu nos anos 90, mas é sucesso até hoje. Criada pelo rapper Tupac Shakur, um dos maiores nomes da história do rap mundial, ela pode ser traduzida para o já tradicional “Vida Loka” brasileiro. No entanto, com um contexto bem mais denso do que muita gente imagina. E, por isso, ela está imortalizada em músicas, filmes, tattoos e, claro, agora também em memes.
Falsos Thugs estão entre os principais alvos das montagens (Foto: Reprodução)Falsos thugs estão entre os principais alvos das montagens "Eu não escolhi ter uma vida loka, ela que me escolheu" (Foto: Reprodução)
A piada do momento com a expressão é por conta de uma famosa frase de Tupac Shakur durante entrevista à rádio californiana KMEL, em 1996, na qual ele diz que “não escolheu a vida 'Thug Life, mas sim ela o escolheu”. As montagens, então, se utilizam desta citação para ironizar casos em que, obviamente, a pessoa da foto não “vive loucamente”.
Tupac tinha tatuagem com as palavras Thug Life (Foto: Reprodução)Tupac tinha tatuagem com as palavras Thug Life
(Foto: Reprodução)
Os alvos preferidos das piadas são “nerds” ou “falsos thugs”, que gostam de posar de “Thug Life”, mas nunca “viveram nas ruas” e que sequer entendem o real sentido da expressão. Afinal, o próprio Tupac foi alvo de muitas críticas, que para boa parte dos leigos significa algo como “vida bandida”. No entanto, a conotação que o rapper sempre quis dar ao seu lema não é um incentivo ao crime. Pelo contrário.
Há até dicionários que classificam “thug” como “bandido” ou “assassino”. No entanto, o “inventor” da expressão garante que não. Segundo Tupac, “Um thug não é um gangster. Nem de perto. Um thug é alguém que já passou e ainda passa por dificuldades, mas não desiste e continua vivendo dia após dia sem que deem nada para ele. Este tipo de pessoa é um thug e a vida que ela vive é a 'Thug Life' ”. Mas é claro que separar as duas coisas não é fácil, já que muitos gangsters adotaram o lema.
Em uma de suas músicas mais famosas, “Thugz Mansion”, Tupac fala diretamente com seu público e até com Deus, explicando que o thug precisa de um lugar diferente do céu quando morrer, uma “Mansão Thug”. Este local seria “para relaxar”, “só deles”, “sem ter que se preocupar com perseguições da polícia e tiros” e nem “fazer tipo para Hollywood”.
Vale lembrar que Tupac, considerado até hoje um dos maiores (senão o maior) rappers de todos os tempos, foi assassinado em 1996 no auge de sua carreira em caso não resolvido até hoje pela Justiça norte-americana. Muitos fãs têm diversas teorias de que ele ainda está vivo e que as fotos do seu corpo divulgadas pela imprensa seriam montagens. Recentemente, ele “renasceu” em uma projeção 3D no show de Snoop Dogg e Dr.Dre no festival Coachella e levou à platéia ao delírio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário