sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Lançamento de peso ganha Doodle em homenagem às Olimpíadas de Londres

O lançamento de peso é o tema utilizado, nesta sexta-feira (3), pelo Doodle do Google, que está exibindo uma série de imagens em homenagem às Olimpíadas de Londres. A modalidade faz parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da Era Moderna, que ocorreu em 1896 em Atenas.
Arremesso de peso é tema de Doodle em homenagem às Olimpíadas de Londres (Foto: Reprodução/Google)Arremesso de peso é tema de Doodle em homenagem às Olimpíadas de Londres
(Foto: Reprodução/Google)
A modalidade olímpica tem a sua origem na Escócia, onde era praticada no evento desportivo Highland Games, que foi realizado durante séculos. Nele, os atletas arremessavam cubos arredondados de pedras ou de metal cujo peso era considerável. O primeiro campeão desse esporte foi o Robert Garrett, dos Estados Unidos.

Na competição, os adversários têm que arremessar uma bola de metal o mais longe possível. Para que os atletas obtenham uma melhor performance, devem possuir muita força e aceleração. Diferente de outros esportes, como o lançamento de disco e de dardo, a modalidade é considerada como arremesso pois a bola metálica é empurrada pelo esportista e não projetada como nas demais disputas.
A bola utilizada nas competições masculinas pesa 7,26 quilos e possui um diâmetro aproximado de 12 centímetros. Já a usada nas disputas femininas tem exatos quatro quilos e um diâmetro um pouco inferior. O arremessador apresenta uma área circular de 2,13 metros para se locomover. Antes de ser atirado, o peso deve estar entre o ombro e o pescoço do atleta. Durante o lançamento, que deve ocorrer com as pontas dos dedos, o competidor gira em torno de si para pegar aceleração e arremessar a bola.
Na competição, cada um dos esportistas deve lançar a bola o mais longe possível. O número de arremessos, depende do número de participantes. Caso haja até oito competidores, cada um terá direito a seis. Se houver mais de oito atletas, cada um terá direito a três lançamentos e os oito melhores colocados terão direito a mais três. A classificação é definida pela maior distância obtida (entre todos os seus arremessos) e comparada com a dos demais adversários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário