Pesquisa da Forrester revela que no Brasil, a audiência da web é 3 vezes maior que a TV (Foto: Reprodução/Forrester)
O estudo mostra que as iniciativas feitas pelo governo brasileiro
começam a se refletir no número de pessoas conectadas, e no aumento do
consumo de conteúdo dessas mídias. Apesar de um avanço lento, o Plano
Nacional de Banda Larga está em operação, e conta com a parceria das
empresas de telecomunicações para oferecer aos brasileiros uma oferta
básica de conexão à Internet com preços acessíveis.O relatório consultou 4.020 pessoas maiores de 18 anos e com acesso à web em 22 cidades brasileiras. O estudo foi feito em novembro do ano passado, e procurou observar o comportamento dos internautas. Os brasileiros gastam aproximadamente 23,8 horas por semana na Internet, e assistem apenas 6,2 horas de TV. Nesse período conectado, os brasileiros gastam 89% do tempo nas mídias sociais, e nesse grupo, 81% usam regularmente o Facebook, e 63% são de usuários do Orkut.
Outro fator que contribui para o crescimento on-line é a redução do valor dos aparelhos e pacotes de dados na telefonia móvel. O Brasil tem 19 milhões de smartphones ativos, e a metade deles foram comprados nos últimos seis meses. Versões alternativas de smartphones estão chegando ao mercado nacional, para compensar o elevado preço de um iPhone ou BlackBerry.
Mas ainda temos um longo caminho pela frente, até alcançar uma condição melhor no cenário da Internet móvel. A pesquisa da Forrester conclui que apenas 40% dos brasileiros conectados estão acessando a web móvel regularmente, gastando apenas 2,2 horas de acesso semanal por dispositivos móveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário