sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Futebol é tema de Doodle interativo em homenagem às Olimpíadas de Londres

O futebol ganha Doodle interativo nesta sexta-feira (10). Desde o início das Olimpíadas de Londres, o Google tem substituído o seu logo por imagens que representam modalidades disputadas durante os Jogos Olímpicos de Londres.
Futebol é tema de Doodle interativo em homenagem às Olimpíadas de Londres (Foto: Reprodução/Google)Futebol vira Doodle interativo em homenagem às Olimpíadas de Londres (Foto: Reprodução/Google)
Disputado entre duas equipes, compostas com 11 jogadores cada, o futebol é um dos esportes mais populares do mundo. Essa modalidade é praticada por aproximadamente 270 milhões de pessoas em suas várias competições. As partidas são realizadas em um campo retangular, cuja grama pode ser sintética ou natural. O objetivo é deslocar a bola pelo campo adversário e fazer com que ela entre no gol rival. A equipe que conseguir marcar mais gols durante o jogo, composto de dois tempos de 45 minutos e um intervalo de 15 minutos, é declarada a vencedora.

A origem do futebol é incerta. Acredita-se que as primeiras atividades semelhantes ao futebol moderno foram praticadas entre os séculos III e II a. C. Tais informações foram obtidas em um manual de exercícios correspondentes à dinastia Han da antiga China. Chamado de ts’uh Kúh, o jogo consistia no lançamento de uma pequena bola em direção à uma rede. Havia, ainda, uma variante da modalidade, na qual o jogador deveria passar pelo ataque dos adversários. Já no Japão, uma outra versão consistia nos jogadores passarem a bola entre si, sem deixá-la cair no chão. Esse esporte, chamado de kemari, ainda é praticado em eventos culturais nos dias de hoje.
A primeira partida de futebol disputada entre duas seleções internacionais ocorreu em 30 de novembro de 1872. O jogo entre Escócia e Inglaterra terminou empatado, sem que nenhuma das equipes conseguisse marcar gols. Entre janeiro e março de 1884, foi disputada a primeira edição do British Home Championship com a seleção da Escócia campeã.
De acordo com um levantamento realizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) em 2006, aproximadamente 270 milhões de pessoas praticam o esporte no mundo. Deste total, 265 milhões jogam de forma regular, seja de maneira profissional, semi-profissional ou amadora, representando aproximadamente 4% da população mundial. Ainda de acordo com a pesquisa, os Estados Unidos são a nação com maior número de praticantes, chegando a 24,4 milhões. A Índia vem em segundo lugar, com 20,5 milhões. O Brasil ocupa a quarta colocação, com 13,1 milhões, ficando atrás da Alemanha, com 16,3 milhões.
Atacante Neymar na partida contra a Nova Zelândia pelos Jogos Olímpicos de Londres (Foto: Reprodução/AFP)Atacante Neymar na partida contra a Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos de Londres (Foto: Reprodução/AFP)
A primeira partida de futebol feminino foi realizada em 1892, na cidade escocesa de Glasgow. Em 1972, 100 anos após o primeiro jogo internacional de futebol masculino, ocorreu o encontro das seleções femininas da Escócia e da Inglaterra, partida vencida por 3 a 2 pela Inglaterra. Em 1991, foi feita a primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino e, em 1996, a modalidade feminina passou a integrar os Jogos Olímpicos. De acordo com a FIFA, um em cada dez praticantes de futebol são do sexo masculino, o que dá aproximadamente 26 milhões de jogadores no mundo.
O esporte é praticado em um campo, cujo gramado pode ser natural ou sintético, que mede entre 90 e 120 metros de comprimento e entre 45 e 90 metros de largura. Para partidas internacionais, as medidas recomendadas são entre 100 e 110 metros de comprimento e entre 64 e 75 metros de largura. O gol é formado por duas traves verticais que têm 2,44 metros de altura e ficam separadas pelo travessão, localizado na horizontal sobre as traves, que mede 7,32 metros de comprimento.
Durante os anos 1920, a competição de futebol nos Jogos Olímpicos era considerada a principal do esporte até a criação da Copa do Mundo FIFA de Futebol, em 1930. Entre as confederações da FIFA, os torneios mais importantes envolvendo o esporte são a Copa América, realizada na América do Sul, e a Eurocopa, feita na Europa. Além disso, há torneios de menos relevância para o esporte na África, América do Norte, América Central, Caribe, além da Ásia e Oceania. No Brasil, as principais competições do esporte são o Campeonato Brasileiro (Brasileirão) e a Copa do Brasil. Além disso, ainda são realizados campeonatos estaduais em todo o país.
Doodle interativo
Para homenagear o futebol, o Google elaborou um Doodle interativo, no qual os usuários do buscador podem participar de uma disputa de pênaltis. Para brincar com o logo especial, basta que a pessoa clique no botão redondo azul e, depois, pressionando as teclas direcionais (esquerda e direta) faça com que o goleiro se movimente para os lados. Para pular e defender as bolas chutadas no alto, utilize a barra de espaço do teclado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário