sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Facebook revela que 83 milhões de seus usuários são fakes

O Facebook tem regras para evitar a criação de contas falsas na rede social. No entanto, isso não vem ajudando em muita coisa. De acordo com um relatório divulgado pela própria empresa, que acaba de alcançar a marca de 955 milhões de usuários, uma parcela de 8,7% de seu público é formada por fakes. Ou seja, um total de 83,09 milhões, praticamente um a cada 11 perfis criados no site é falso.
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook (Foto: Divulgação)Perfis falsos estão tomando conta do Facebook (Foto:
Reprodução)
Foi feita uma análise minuciosa dos perfis de usuários. O estudo revelou que 4,8% dos usuários, por exemplo, têm perfis duplicados. São quase 45 milhões de contas repetidas. Há ainda as páginas de instituições ou animais, que são classificadas como pessoas por seus donos. Nesta ramificação, são 21 milhões de usuários. Completam a lista os usuários “indesejados”, que violam algum tipo de regra dos termos de uso do Facebook.
Há uma enorme preocupação de Mark Zuckerberg e da empresa com estes dados. Afinal, a página teme que os usuários fakes sejam um entrave para a relação dos anunciantes com a empresa. Recentemente, inclusive, outra pesquisa revelou que 80% dos cliques em anúncios na rede social seriam falsos. Ou seja, gerados por robôs ou programas maliciosos.
Vale lembrar que o Facebook tem medidas para evitar a criação de fakes e um sistema de denúncias relativamente eficiente. No entanto, a quantidade de perfis falsos segue crescendo na página. Resta saber quais serão as atitudes que a companhia vai tomar para tentar fazer com que isso não atrapalhe seus negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário