terça-feira, 7 de agosto de 2012

DivulgaCand: consulte os bens dos candidatos a prefeito de sua cidade

Com o objetivo de dar transparência e combater o enriquecimento ilícito, a Lei Eleitoral exige que os candidatos declarem os seus bens à Justiça Eleitoral. Sendo assim, o eleitor pode agora verificar online o que os candidatos a prefeito e a vereador declararam ao Tribunal Superior Eleitoral. Todas essas informações estão disponíveis no site de Divulgação de Registro de Candidaturas 2012, o DivulgaCand.
Na declaração de bens entram ações, contas em bancos, valores de imóveis, carros e tudo mais que o candidato tenha registrado, oficialmente, em seu nome. Os que não tiverem nada a declarar, ficam com o campo preenchido como "nenhum bem declarado".
DeclaCandO eleitor pode ter acesso a todos os bens que um candidato declarou (Foto: Reprodução)
Como acessar o DivulgaCand
Para facilitar o acesso às informações, o sistema permite a consulta do histórico de candidatos por município. Para visualizar, é muito simples. Confira abaixo:
Passo 1. Ao acessar o site, a primeira imagem a ser exibida será a do mapa do Brasil. Basta escolher o estado em que se quer fazer a pesquisa e clicar.
Divulgação de candidatosSelecione o estado onde quer fazer sua pesquisa (Foto: Reprodução)
Passo 2. Uma nova página irá abrir e todas as cidades serão listadas. Para facilitar a busca, utilize o campo "município" no canto superior direito da tela. Depois disso, aparecerá o número total de candidatos a prefeito e a vereador. É possível fazer uma busca por nomes ou por partido.
Passo 3. Ao selecionar o candidato, a ficha completa será visualizada. Informações pessoais como nome completo, estado civil, naturalidade e grau de instrução poderão ser acessadas. Já no aspecto político, também estão disponíveis informações sobre o partido, a coligação, o número de urna e a quantia que poderá ser investida em campanha. Além de tudo isso, os eleitores ainda têm acesso a certidões criminais e a situação eleitoral de cada candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário