sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Disney desenvolve tecnologia de interação com plantas através do toque

Pesquisadores da Disney criaram uma tecnologia que permite transformar qualquer planta em uma interface de sensível ao toque. Chamada de Botanicus Interactus, a invenção transforma o vegetal em um circuito elétrico sem lhe causar qualquer tipo de dano. A princípio, esta novidade foi desenvolvida para a criação de atrações interativas para parques temáticos. Contudo, ela pode ser aperfeiçoada para transformar qualquer superfície em dispositivos de entrada para computadores, smartphones e tablets.
Corrente elétrica transforma a planta num tipo de dispositivo touch (Foto: Reprodução)Corrente elétrica transforma a planta num tipo de dispositivo touch (Foto: Reprodução)
O funcionamento da tecnologia é bastante simples. É necessário apenas colocar um fio na base onde a planta está calçada, como a terra de um vaso, por exemplo. Este fio emite uma corrente elétrica bem pequena. Em um primeiro momento, a energia serve para definir o contorno do vegetal, de tal forma que ele possa ser reproduzido em uma tela.
A corrente elétrica que circula pela planta, entretanto, pode sofrer perturbações, como o toque de um dedo. É essa alteração que é traduzida como estímulo de entrada pela interface. Em resumo, este é o mesmo princípio de funcionamento das telas sensíveis ao toque usadas atualmente em smartphones e tablets.
Tecnologia pode permitir que qualquer objeto seja convertido em um dispositivo touch (Foto: Reprodução)Tecnologia pode permitir que qualquer objeto seja convertido em um dispositivo touch (Foto: Reprodução)
A diferença, porém, está no fato de que as telas dos dispositivos móveis têm um limitado nível de frequências para trabalhar. Enquanto isso, a interface da Botanicus Interactus tem mais de 200 frequências para perceber um estímulo elétrico. É essa amplitude que permite captar movimentos mais sutis e complexos do que o simples tocar em algo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário