sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cartão de memória XQD 2.0 promete transferir dados em 1 GB por segundo

A CompactFlash Association, associação que regula novos formatos de cartões de memória, acaba de anunciar o desenvolvimento do XQD 2.0. A nova tecnologia permite uma velocidade de transferência de arquivos de até 1 GB por segundo em aparelhos compatíveis.
sony-xqdSony XQD (Foto: Reprodução)
Para poder aproveitar esta velocidade em computadores, é necessária uma conexão PCI Express 3.0 na placa leitora – além de memória RAM suficiente para lidar com tamanha quantidade de dados trafegando.

Nos aparelhos móveis, como câmeras fotográficas e filmadoras, a empresa que mais apoia o desenvolvimento deste padrão é a Sony, embora a Canon também tenha demonstrado certo interesse. Ainda não há informações específicas sobre quando serão lançados os primeiros aparelhos que poderão ler e escrever neste padrão – sem contar placas PCI Express para computadores.
Cartões de memória com 1 GB por segundo de transferência serão mais velozes do que os padrões SD e CF Media, que existem no mercado de hoje. A velocidade é mais do que suficiente para lidar com resolução Full HD, além de ser um passo importante para tornar a gravação em 4K mais popular.
Assim como acontece com outros tipos de cartões de memória, o XQS 2.0 é compatível com aparelhos criados para a versão anterior, padrão que foi estabelecido em outubro de 2010. No computador, a leitura e a escrita dos dados também funcionam em gerações anteriores da conexão PCI Express.

Nenhum comentário:

Postar um comentário