sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Apple pode adotar parafuso especial para deixar seus produtos invioláveis

Pelo que indica uma imagem vazada em um fórum da Internet, a Apple estaria criando um novo padrão de parafusos para seus produtos. Com uma cabeça assimétrica, a peça não teria chave compatível no mercado, e garantiria que somente o suporte oficial da empresa pudesse manipular aparelhos defeituosos, impedindo usuários ou serviços de terceiros de mexerem no interior de dispositivos como iPhones, iPads e Macbooks.
Parafuso assimétrico da Apple impediria usuários de abrirem aparelhos (Foto: Reprodução)Parafuso assimétrico da Apple impediria usuários de abrirem seus aparelhos (Foto: Reprodução)
O site Cult of Mac lembra que a política da Apple em aglutinar o máximo de componentes de hardware de seus produtos em peças únicas acaba comprometendo o índice de reparo de seus produtos. A estratégia costuma pressionar o consumidor para que ele deixe de lado a ideia de fazer consertos e acabe adquirindo novos aparelhos. Essa visão de mercado da Apple fortalece a ideia do parafuso assimétrico.

Contudo, segundo o site iFixit, especializado em ensinar como fazer reparos em gadgets, o parafuso parece complexo e caro demais para ser implementado. O site, que recentemente considerou o MacBook com tela Retina o gadget menos reparável de todos os tempos, crê que o design da peça até pode ser da Apple, mas que dificilmente seria utilizado. E, se fosse, traria consequências sérias para vários profissionais.
“Técnicos de todo o mundo precisam ter acesso ao hardware. Nós vendemos regularmente chaves para abrir produtos da Apple a investigadores e peritos que dependem delas para investigações importantes. Recicladores também dependem do mercado aberto para comprar ferramentas, e a Apple historicamente sempre incentivou esse mercado de reciclagem”, afirma Kyle Wiens, membro do iFixit.
O especialista vai além, e diz que a cabeça do parafuso tem um desenho complicado demais, e nunca funcionaria. "Parafusos precisam de desenhos simples para resistir a níveis muito altos de torque”, afirma.

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